domingo, 22 de janeiro de 2017

Resenha: Bento Alves e o assalto ao templo Positivita

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Em maio de 1896, o aventureiro profissional e caçador de recompensas Bento Alves é contatado pela sociedade secreta Parthenon Místico. Seus integrantes revelam a ele que a demoníaca Ordem Positivista gaúcha raptou a médium indígena Vitória Acauã para experimentos desumanos e odientos testes pseudo-científicos. Conseguirá o herói invadir o laboratório subterrâneo e resgatar a jovem vítima dos algozes da Ordem e do Progresso? Releitura dos heróis de Raul Pompeia e Inglês de Souza, este conto deu origem ao universo de Brasiliana Steampunk, série ganhadora do prêmio Fantasy! (Casa da Palavra/LeYa, 2014) com o livro A lição de anatomia do temível dr. Louison. 
.
Brasiliana Steampunk Contos é uma coleção de seis contos interdependentes que trazem por protagonistas os heróis do universo criado por Enéias Tavares. Indicado para aventureiros do oculto e damas ousadas, este conto apresenta aventura, suspense & robóticos ameaçadores, entremeados à carta que Bento Alves escreve ao seu antigo amigo do colégio Ateneu, Sergio. Esta edição conta com apresentação do escritor Felipe Castilho - série Legado Folclórico -, posfácio do autor, edição de Fabio Brust e Inari Jardani Fraton, capa de Poliane Gicele e ilustrações exclusivas de Karl Felippe.
.
O que eu achei?
.
Acho que é seguro dizer que nunca um conto/pequena novela me deu tanto trabalho, foi tão desafiador e ao mesmo tempo me divertiu tanto quanto este. Antes de começar a leitura eu não sabia que esta aventura retrofuturista iria escalar notáveis personagens de clássicos nacionais para formar um grupo em defesa da união da ciência e da magia - e aí estava a minha primeira surpresa e primeiro desafio.
.


O protagonista deste conto, Bento Alves, é a versão já adulta de um personagem resgatado diretamente de O Ateneu - clássico que não fez parte das minhas leituras escolares. Tentar começar a narrativa sem saber o básico sobre Bento me parecia impossível, por isso passei uma noite estudando sobre O Ateneu. E a pesquisa foi extremamente divertida, pois nunca me passou pela cabeça que um livro do fim do século XIX poderia ter como tema a... hum... parceria masculina em um cruel colégio interno só para garotos. Característica esta que o autor traz à sua narrativa ao colocar Bento escrevendo uma carta com suas aventuras para Sérgio - protagonista de O Ateneu e o chapa do peito de Alves, de quem logo descobrimos ainda sentir falta e nutrir velhos sentimentos não resolvidos por parte de Sérgio.
.
O segundo desafio foi justamente a narrativa. Com um texto rebuscado, tal qual as obras que o inspiraram, me emergir na história não foi fácil - nem vou tentar mentir para vocês. Mesmo assim, com o passar das páginas, ao pincelar o seu vasto mundo steampunk tupiniquim, o autor me cativou tanto com seu universo e personagem que a prosa em estilo clássico justamente acabou deixando de ser uma "dor de cabeça" para se tornar um total diferencial e charme.
.
Para mim, pesquisar as referencias (e reconhecer rapidamente algumas delas) sinceramente foi tão divertido e gostoso como a própria aventura presente no conto em si. Talvez tenha sido o tom subversivo da trama, ao unir justamente personagens não tão bem vistos para a sociedade da época (ou mesmo por parte da sociedade atual), talvez tenha sido a citação ao incrível A Luneta Mágica, mas o que importa de verdade é que estou fascinado pelo mundo retrofuturista de Brasiliana Steampunk. E estou batendo palmas, de pé, para o trabalho impecável apresentado por Enéias Tavares.
.
.
Sobre o autor:
.
Enéias Tavares tem 34 anos e é escritor, professor e escorpiano. Nascido à meia-noite, até hoje não sabe se vive durante o dia ou à noite, mas sempre entre livros. É doutor em Letras e especialista nos livros iluminados de William Blake. Pesquisador e tradutor, leciona literatura clássica na UFSM. Integra o Grupo Epic há um ano, desenvolvendo produtos para a série Brasiliana Steampunk.
.
Indicado para fãs de aventura, ficção científica e mistério, Brasiliana Steampunk reinventa os heróis da literatura nacional num cenário retrofuturista.
.
TÍTULO: Bento Alves e o Assalto ao Templo Positivista
SÉRIE: Brasiliana Steampunk
PÁGINAS: 48
AUTOR(A): Enéias Tavares
EDITORA: Amazon/ Grupo Epic
NOTA: 5 Estrelas 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...