quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Resenha: Histórias Assustadoras para contar no Escuro

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Uma seleção imperdível de contos de terror, histórias de vinganças cruéis e relatos sobrenaturais, recontados por Alvin Schwartz. 
.
Alvin Schwartz escolheu as histórias do folclore americano e as lendas urbanas mais inquietantes e que fazem todo mundo tremer de medo há muito tempo. Isso porque essa tradição de contar histórias de terror começou há milhares de anos, com grupos se divertindo e se reunindo em volta de fogueiras para ver quem assustava mais. 
.
E é claro que um pouco de escuridão e muito silêncio fazem toda a diferença na hora de contar. Neste livro, você vai aprender como deixar todo mundo horrorizado e imaginando as criaturas mais estranhas e arrepiantes. Um livro perfeito para ser lido no escuro!
.
O que eu achei?
.
E na contra mão do espírito natalino, meu último livro lido foi ironicamente uma antologia de horror. Desde já eu falo que não foi proposital (por favor, eu amo o Natal) mas sim única e exclusivamente o fato do volume ter menos de 130 páginas e eu querer algo rápido para ler.
.
As narrativas de Alvin Schwartz nada mais são do que um compilado de lendas urbanas, antigos poemas e contos presentes no folclore americano. Fiquei bem surpreso de ter reconhecido alguns, mas a grande maioria foram imã novidade.
.
Os 29 contos presentes na antologia são divididos entre 5 capítulos, cada um com um tema diferente. Meus favoritos foram sobre as Lendas Urbanas dos jovens e o de fantasmas... Mas achei o ERRO o livro começar com o tema de "histórias para contar em volta da fogueira", pois o texto ao invés de narrativo era simplesmente didático - com o autor explicando para o leitor como contar aquelas histórias para os amigos e assustar eles. Dispensaria este compilado do livro sem pensar duas vezes!
.
Mesmo com este começo desnecessário, foi uma leitura divertida. Um dos grandes hightlights do volume são as ilustrações de Brett Helquist presentes em todas as histórias. O traço do ilustrador é tão característico que não tem como não se lembrar de Desventuras em Série. Além disto, no final, o autor traz dezenas de anotações sobre a origem das histórias, como ele as conheceu e uma extensa lista bibliográfica para consultas e referências.
.
Enfim, se você está procurando uma leitura despretensiosa para uma noite de chuva, esta antologia é uma escolha ideal. Com um texto ágil, histórias interessantes e ilustrações lindíssimas, com certeza ela vai te lembrar das lendas assombradas contadas por seu pai em noites com queda de energia.
.
.
TÍTULO: Histórias Assustadoras para contar no Escuro
TÍTULO ORIGINAL:  Scary stories to Tell in the Dark
AUTOR: Alvin Schwartz
EDITORA: Galera
PÁGINAS: 128
NOTA: 3 Estrelas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...