quinta-feira, 9 de julho de 2015

Resenha: Perdido sem Você

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Perdido sem você - Dante sempre foi um rapaz irrepreensível. Filho de pastor, cheio de fé e com um talento musical nato, seu objetivo de vida sempre foi levar as pessoas a adorarem a Deus através de suas canções. No entanto, seus princípios estremecem quando a sua banda subitamente alcança um sucesso estrondoso, com o qual ele nunca sonhou. 
.
Por conta disso, Dante começa a tomar decisões e a assumir compromissos que afetam a sua vida espiritual, a convivência com a sua família e, principalmente, o relacionamento com Angelina, sua namorada. Fora isso, seu vício pelas redes sociais faz com que seu raro tempo vago seja preenchido de forma improdutiva, o que aumenta ainda mais a cobrança dos amigos. Em meio a tudo isso, Dante somente encontra a paz nas conversas com um misterioso artesão, que tentará ajudá-lo a entender o que é realmente importante na vida.
.
O que eu achei?
.
Se existe uma autora que eu sempre tive muita curiosidade em conhecer o trabalho, desde os meus primeiros anos como blogger literário, era a Lycia Barros. Sempre ouvia elogios tremendos às suas histórias, e isto sem sombra de dúvidas me fazia ter expectativas altíssimas sobre os seus livros. Tanto que, no começo deste ano, durante as minhas andanças pelo Wattpad, fiquei extremamente feliz ao ver que a autora estava publicando uma história por lá. Eu já sabia que boa parte de suas narrativas possuem mensagens gospel, mas o que para algumas pessoas pode ser um impeditivo, não encontrei problema algum. O meu problema nesta história foi: Eu não sei mais ler pelo computador. Depois dos primeiros capítulos, não consegui acompanhar mais a história (Já que não tenho nem um celular modernoso, que me permite ter acesso à internet de forma satisfatória).
.


Quando tudo parecia perdido, e meses se passaram, eis que estou andando na feirinha itinerante de livros (que acontece aqui no Rio de Janeiro), e me deparo com ele: A versão física de "Perdido Sem Você". Sinceramente, eu nem sabia que a autora já havia finalizado a narrativa, mesmo assim, não perdi a oportunidade - aproveitei a promoção e corri para comprar.
.
O que eu já preciso falar sobre o livro é: Mesmo começando a cair de cama (com Dengue, eu devo acrescentar), eu não consegui largar do volume durante um minuto sequer. É um livro rápido, com capítulos curtos, e que te conduz através das páginas de uma forma muito gostosa. Eu adorei a narrativa da Lycia Barros, e mesmo as mensagens cristãs sendo explícitas ao longo de todo o texto, em nenhum momento achei maçante ou enfadonho. Para alguns, o tom escolhido pela autora poderá até parecer um tanto quanto professoral, mas condiz com todo o conteúdo do livro e além disto serve como construção dos personagens. Outra surpresa positiva foi descobrir que este é uma espécie de "continuação" de A Bandeja, o primeiro romance da Lycia Barros, entretanto a história desse é construída do começo ao fim no próprio volume - e não interfere em nada na leitura de quem não conhece o trabalho anterior (como foi o meu caso). 
.
Meu único "problema" com relação à "Sentindo a Sua Falta" foi com relação ao protagonista. Mesmo sendo filho de pastor, líder de uma banda gospel que está fazendo muito sucesso, e considerado por muitos como "um bom garoto", durante boa parte da primeira metade do romance eu achei o Dante meio babaca. Ok, eu sabia que isto serviria como base para mostrar o amadurecimento do personagem, mas considerando toda a bagagem familiar que ele trazia, os "desvios de pensamento" que ele tinha através do tomo inicial não me fez nutrir uma simpatia imediata pelo rapaz. Mesmo assim, com o decorrer da história, eu aprendi a gostar dele - e acho que isto que é o válido, no final das contas.
.
Ainda sim, considerei esta minha primeira experiência com um livro da Lycia Barros extremamente positiva. Foi uma leitura rápida, fácil, com personagens muito bem construída e uma mensagem bacana (até mesmo para quem não é cristão). Li o romance praticamente uma sentada, e fiquei SUPER empolgado para conhecer um pouco a história pregressa de alguns personagens com "A Bandeja" (que eu pretendo ler ainda este ano!). Sem sombra de dúvidas, leitura super recomendada. 
.
.
Sobre a autora:
.
Nascida em 8 de junho de 1976, Lycia Barros se afirma como uma das grandes apostas para a literatura nacional. Atualmente, a autora mora com o marido e os filhos em sua cidade natal, Rio de Janeiro. Lycia cursou Letras na UFRJ e levou o amor aos livros para sua profissão.Seu primeiro romance, o livro “A Bandeja, qual pecado te seduz?”, foi vencedor do prêmio literário CODEX DE OURO 2013 como melhor romance brasileiro e também foi finalista do prêmio Areté de literatura, e será reeditado pela editora ARQUEIRO em 2014. Hoje, com 8 livros publicados, a autora dá palestras por todo Brasil e ministra cursos de escrita para novos autores.
.
TÍTULO: Perdido Sem Você
AUTOR(A): Lycia Barros
EDITORA: Ases da Literatura
PÁGINAS: 250
NOTA: 4 Estrelas 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...