sábado, 18 de julho de 2015

Resenha: Aluga-se Um Noivo

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Nada poderia ter afetado tanto Débora Albuquerque, quanto ter de enfrentar seu ex-namorado, João, como padrinho de casamento de seu irmão. Como se não bastasse, acompanhado por sua nova namorada, ninguém menos que Letícia, a quem Débora um dia chamou de amiga. 
.
A situação já parecia bastante ruim, quando Débora teve a brilhante ideia de surgir na festa, muito bem acompanhada. Para tanto, acordou com um garoto de programa, Théo, para que fizesse a vez de namorado e juntos seriam o casal mais feliz do Mundo. Por sorte, ou não, a inseparável melhor amiga de Débora, Carol, resolveu dar uma mãozinha e o que antes era uma loucura, tornou-se algo mais complicado que nunca, de namorado a noivo, num piscar de olhos. 
.
Débora, carioca, balzaquiana, estava disposta a pagar o quanto fosse para não aparecer sozinha na festa. Théo seria o namorado ideal, lindo, sofisticado, com sotaque italiano e extremamente sedutor. O plano era perfeito, mas Débora se apaixonou.
.
O que eu achei?
.
Para quem me conhece, sabe o quanto a minha relação com livros do gênero erótico é difícil... Para falar a verdade, acho que estou até sendo bastante eufemista. Definitivamente, posso contar nos dedos das mãos quantos foram os exemplos que realmente me agradaram. Na maioria das vezes, eu nunca consigo levar as histórias à sério. Os protagonistas sempre estão atrelados aos esteriótipos da mocinha virginal e do mocinho cheio da grana e que - em boa parte da história - é um canalha. Isto para não falar na necessidade quase que doentia das autoras levarem a história à sério (o que, em boa parte dos casos, NUNCA dá certo). Mesmo assim, continuo buscando pela agulha perdida no palheiro. E, felizmente, "Aluga-se Um Noivo" foi um dos raros casos em que me diverti lendo um livro do estilo.
.


Acho que uma o principal fator que me fez ter simpatia por "Aluga-se um Noivo" foi o fato da autora, Clara de Assis, ter escrito a sua história não se atendo às características extremamente presente em todas as narrativas que seguiram o BOOM dos livros eróticos. Isto significa que, diferente dos outros livros, a protagonista não é tão inocente assim, o cara parece não ter eira e nem beira, e - o melhor - a autora claramente não leva a sua história tão a sério assim. 

Sem sombra de dúvidas, a história de uma mulher que contrata um garoto de programa poderia sair MUITO rápido. Mas, neste caso, deu certo. O rimto é ágil, a narrativa é gostosa, com diálogos divertidos e as situações são extremamente engraçadas. (Do tipo que você morre de vergonha alheia pelos protagonistas). O melhor é que, ao contrário de muitos exemplos no mercado, a história não gira em favor do sexo. É o sexo que gira em favor da história (o que deveria ser o básico, mas a cada dia que passa, encontro autores que parecem que não pensam assim).
.
Um dos pontos altos, sem sombra de dúvidas, é o plot twist que acontece um pouco além da metade do livro. Eu simplesmente não consegui antecipar que algo do tipo estava por vir, mesmo criando várias teorias a cerca de todo o mistério criado ao redor da vida do noivo "Alugado". Tudo bem que, com a revelação, a autora acabou abraçando um dos clichês do gênero (é lógico que não irei dizer qual), mas serviu para a história - e o principal, foi muito bem amarrado e não pareceu ser uma ideia apressada, tirada de última hora da manga.
.
Enfim, meu único problema com relação à "Aluga-se um Noivo" se deve aos seu ato final. Na minha opinião, a história teria terminado de forma maravilhosa, se a autora tivesse parado alguns capítulos antes do que ele realmente termina. Me passou a impressão de que a história tinha terminado, mas que a Clara de Assis ainda não queria se despedir dos personagens - e isto ofuscou um pouco todo o trabalho construído no decorrer de todo o livro. Mesmo assim, não posso dizer nem por um momento que não recomendo a leitura. Muito pelo contrário, como eu disse no começo, este é um dos poucos casos do gênero que conseguiu me conquistar e que me divertiu de forma satisfatória.
.
.
Sobre a autora:
.
Clara de Assis é brasileira, carioca, conquistou dois diplomas que não fazem a menor diferença para uma escritora. Começou a escrever pequenos contos aos dez anos. Leitora compulsiva, pragmática e de riso fácil. Esquece o que comeu no dia anterior, mas guarda suas sinopses na cabeça, algumas, ainda em fase embrionária há anos. Atualmente, mora com a família em Niterói/Rio de Janeiro.
.
TÍTULO: Aluga-se Um Noivo
AUTOR(A): Clara de Assis
EDITORA: Amazon
PÁGINAS: 300
NOTA: 4 Estrelas 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...