domingo, 31 de maio de 2015

Resenha: Project Princess

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Com um martelo na mão, a Princesa Mia Thermopolis embarca em uma aventura épica aventura para alguém reconhecidamente atrapalhada: Junto com seus companheiros de escola Albert Einsten High School, ela tem como missão construir casas para os menos afortunados. Tudo bem que, entre um motivo tão nobre, a herdeira do trono de Genovia também tem segundas intenções (como passar um tempo sozinha com seu namorado, Michael)... Mas ninguém precisa saber!
.
Não leva muito tempo para que Mia perceba que ajudar os outros - enquanto um passatempo inquestionavelmente nobre – é um trabalho muito duro. Seu espírito vai prevalecer? Será que a casa irá desabar devido a construção de alguém desajeitado? E o mais importante, será que Michael vai parar de trabalhar tempo suficiente para beijá-la?
.
O que eu achei?
.
Acho que já disse algumas vezes no blog, mas - apesar de ser muito fã da Meg Cabot - eu confesso que não sou muito chegado à sua série mais famosa. Quero dizer, foi através de "O Diário da Princesa" que eu conheci a autora, não nego, mas nunca tive muita paciência com os surtos da Mia - a protagonista adolescente que descobre de um dia para o outro que na verdade é a herdeira do trono real de Genovia, um pequeno Principado europeu. Sim, são livros divertidos e tals - mas quanto mais a personagem pensa em um "problema" que surge na vida dela (e ponham muitas aspas nestes problemas), mais surtada (e insuportável) a personagem fica. Por isso, eu sempre preferi os livros "meios" da série. Apesar do nome, eles são apenas algumas novelas curtas, onde a autora consegue manter o humor e os outros elementos interessantes da história e - devido ao tempo - não perde a mão nos ataques "adolescentes" da protagonista.
.
Apesar deles seguirem a ordem cronológica dos livros principais, eu nunca liguei muito para isto. Por tanto, já havia lidos outros contos da série com a Mia um pouco mais velha - como os divertidos "Sweet Sixteen Princess" e "O Presente da Princesa" - e, "sem querer", procrastinei a minha leitura do primeiro deles: Project Princess. Tudo bem, o "sem querer" foi totalmente proposital - pois tinha muito medo de acabar não gostando tanto da história pela protagonista ser mais novinha, por isso enrolei tanto para pegar ele. E acho que foi com razão: Mesmo sendo a novela mais curta da série, foi justamente aonde a Mia estava mais sem noção.
.
Na história, os alunos da Albert Einsten High School vão passar as férias de Primavera em West Virginia, construindo casas para os desabrigados. Mia, como uma boa representante da realeza, também vai, mas suas intenções não são nada nobres - tudo o que ela pensa é passar um tempo com Michael, o seu namorado, longe dos pais e de Grandmeré. Se pegando, é lógico. Durante os capítulos sobre os preparativos da viagem, eu ficava me pegando querendo desistir de ler a novela várias vezes, pois a Mia estava tão fútil e babaca que eu não podia culpar apenas ao fato dela ter só 14 anos. Para falar a verdade, eu cheguei até a me perguntar como o Michael - um cara de 17 anos - poderia ter paciência com uma menina como ela! Mas então, as férias finalmente começam, e a Mia vai deixando para trás o seu lado mimado, e a história começa a ficar divertida, como as anteriores que eu tinha lido.
.
Sem sombra de dúvidas, não foi o meu livro meio favorito - principalmente pelo começo difícil que tive com ele e da futilidade da protagonista ao encarar um projeto sério como este. Mas, pelo restante da história, valeu a pena. Acho que o único "porém" real que posso afirmar ao fim da narrativa é que o fato dele ser tão pequeno (quiçá, ele é até mesmo a menor novela), quando a história finalmente te cativa... Ela acaba. Infelizmente, o livro não foi publicado no Brasil pela editora Galera, mas quem quiser tentar ler em inglês, pode ir tranquilo: O nível é super fácil!
.
.
Sobre a autora:
.
Meggin Patricia Cabot, mais conhecida pela abreviação Meg Cabot ou Patricia Cabot ou pelo seu pseudônimo Jenny Carroll (Bloomington, 1 de fevereiro de 1967), é uma escritora estadunidense. 
.
É mundialmente famosa por ser autora de mais de 60 livros, dentre os quais seu maior bestseller é a série de dez volumes O Diário da Princesa. Atualmente Meg vive com seu marido e sua gata de um olho só chamada Henrietta em Nova Iorque.
.
Quando jovem, Meg passava horas a fio lendo as obras completas de Jane Austen, Judy Blume e Barbara Cartland. Munida com seu diploma de graduação em Artes na Universidade de Indiana, Meg se mudou para Nova Iorque, com a intenção de seguir uma carreira de ilustradora autônoma. A ilustração, entretanto, logo cedeu lugar à verdadeira paixão de Meg - a composição literária.
.
TÍTULO:  Project Princess
SÉRIE: O Diário da Princesa
PÁGINAS: 50
AUTOR(A): Meg Cabot
EDITORA: Harper Collins
NOTA: 3 Estrelas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...