domingo, 9 de novembro de 2014

Resenha: Louco por Você

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Nell e Kyle são amigos desde a infância. Sempre fizeram tudo juntos, então ela nem se lembra de quando se tornaram realmente um casal. Quando Kyle morre da forma mais repentina, o mundo de Nell é lançado em um abismo de incertezas e dor. É quando Nell conhece Colton, irmão de Kyle e até então um completo desconhecido para ela. 
.
Estranhamente, é como se Colton a conhecesse há muito tempo... é como se ele a conhecesse por dentro. Ambos passam, então, a lutar para seguir em frente da melhor maneira possível. Nell, sufocada pelo peso da culpa. Colton, lutando contra a força que o arrasta em direção a ela... Cada um à sua maneira, os dois precisam desesperadamente encontrar o sentido da cura e do perdão. 
.
Em Louco por Você, Jasinda Wilder combina o calor do desejo com a angústia, a perda da inocência, o luto e as tentativas de recomeço. O resultado é uma viagem ao mesmo tempo sensual e melancólica que ficará gravada em sua pele muito tempo depois que esta história terminar.
.
O que eu achei?
.
''Louco Por Você'' foi uma das leituras mais conflituosas que eu tive neste ano. E isto é um fato. Ao mesmo tempo em que gostei da história e da proposta apresentada pela Jasinda Wilder, eu não curti muitos detalhes presentes nela; Ao mesmo tempo em que foi uma leitura fluída e em alguns pontos bastante gostosa, em certos momentos, eu me arrastava para ler e  eu não queria nem pegar o livro. Foi uma semana repleta de altos e baixos, de picos e quedas - como uma verdadeira montanha russa emocional (e não no melhor sentido da expressão). 
.
Boa parte desta minha indecisão com relação à ''Louco Por Você'' surge exatamente pela forma como a história foi apresentada para mim. Pois, ao nos contar a vida da jovem Nell e da relação dela com os irmãos Kyle e Colton Calloway, a autora nos conduz por duas tramas narradas de formas bem distintas: o passado da garota com o rapaz mais novo e menino de ouro da família (esta parte sendo finalizado de forma trágica), e o começo da relação de amor dela com o mais velho e ovelha negra (esta sim, desde a primeira frase do livro, sendo apontado para o leitor como a linha principal). 
.
Porém, ao se esforçar para dar um grande passado para a sua protagonista, a autora acabou perdendo a mão - aprofundando demais o flashback e deixando o presente - que, em tese, seria a parte em que conheceríamos de verdade os seus personagens - bastante superficial. Foi como se, no mesmo volume, nós lêssemos um livro Jovem Adulto (com suas descobertas, a aura de inocência e suas dúvidas) muito bem desenvolvido e, de repente, fossemos jogados de forma brusca em um Novo Adulto (com todos os seus dilemas, suas crises e sensualidade latente) apresentado de uma maneira apressada. Esta sensação de divisão acontece não só na trama, como também na narrativa da Jasinda, e isto acabou me causando bastante estranheza e desconforto. Pois, por mais que tivéssemos uma mesma protagonista, era como se a Nell do presente e a Nell do passado não se encaixassem... Como se não houvesse uma conexão estre as duas (por mais que eu tenha feito força para entender todas as transformações pela  qual a garota teve que passar, por força do trauma do luto).
.
O que eu quero dizer ao afirmar isto? Bom, em um livro que tem em torno de 300 páginas, um terço dele foi dedicado ao desenvolvimento de uma relação - e de protagonistas - que nós sabíamos que não iria terminar bem (algo já revelado sem cerimônia alguma em sua sinopse) e que acabou ocupando um espaço que era bastante necessário para o desenvolvimento da linha temporal central da narrativa. Em 100 páginas, Jasinda Wilder nos conta como Nell e Kyle se tornaram namorados, como a relação deles foi desenvolvida e como ela terminou - deixando marcas profundas na jovem... E quando vamos para parte em que ela finalmente conhece Colton, as coisas acontecem de um jeito tão acelerado que parece que a autora estava sendo fria (e preguiçosa) justamente no ponto em que deveria ser mais quente. Talvez, se a Jasinda tivesse começado logo o livro do presente, e utilizasse alguns capítulos para recontar o passado da personagem e as marcas que ele deixou, esta sensação de histórias diferentes não houvesse me acometido.
.
Além disso, outras duas coisas me incomodaram durante a leitura. A primeira delas foi a constância de lugares comuns já apresentados em outros livros Novo Adultos. Em algumas cenas, ou diálogos dos personagens que remontavam as suas origens, eu claramente via uma influência direta de outros livros famosos, como ''Belo Desastre'', ''Entre o Agora e o Nunca'' e ''Métrica''. E eram coisas bobas, que não interferiria em nada e não fariam diferença nenhuma se não tivesse na história, e que acabou matando completamente alguns momentos em que o livro poderia ser original e ser um destaque entre os demais. Já o segundo ponto que me chateou foi com relação ao tamanho dos capítulos. Todos eles são muito longos, muito extensos, às vezes se estendendo demais em uma cena - e que em vários momentos acabaram ficando cansativos (e isto, eu percebo por outro livro, é uma característica da autora).
.
Mesmo com todos estes poréns e pormenores, não foi uma leitura que odiei. Como disse no começo, ela teve os seus altos e baixos, foi um livro mais focado nos dramas do que no sexo em si (o que SEMPRE é um ponto positivo), mas o meu ponto é que - sim, a história poderia ter sido muito melhor se a autora se focasse mais em resolver o presente do que construir um passado complicado para os personagens. Entretanto, em nenhum momento eu poderia dizer aqui que ele foi ruim. Eu esperava muito devido às resenhas, e o livro não foi isto tudo para mim. Mas não baniria ele da minha estante, e acho que muitos amantes do gênero vão amar... Eu só queria que ele tivesse uma identidade maior. Acho que, em tese, a autora tinha ótima ideia em mãos. Ela só não soube potencializá-la da melhor maneira. O que é uma pena. 
.
.
Sobre a autora:
.
Jasinda Wilder é nativa de Michigan, EUA, com uma queda por contos excitantes sobre homens sexys e mulheres fortes. Quando não está escrevendo, ela está, provavelmente, fazendo compras, cozinhando ou lendo. ​Seus autores favoritos incluem Nora Roberts, JR Ward, Sherrilyn Kenyon, Liliana Hart e Bella Andre. Ela ama viajar e seus melhores destinos de férias são Las Vegas, New York e Toledo, Ohio. Você pode encontrar a Jasinda bebendo vinho tinto doce e comendo um cupcake.
.
TÍTULO: Louco Por Você
TÍTULO ORIGINAL: Falling into You
SÉRIE: Falling
AUTOR(A): Jasinda Wilder
PÁGINAS: 272
EDITORA: Novo Conceito
NOTA:  3 Estrelas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...