sábado, 19 de julho de 2014

Resenha: Incendeia-Me

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
UM DIA EU POSSO ROMPER. UM DIA EU POSSO R O M P E R E ME LIBERTAR. NADA MAIS VAI SER IGUAL 
.
O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado. Juliette foi a única que restou no caminho d O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O Restabelecimento não sobreviverá. Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. 
.
Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira.
.
O que eu achei?
.
Como eu disse várias e várias vezes para vocês aqui no blog, eu não tinha nenhuma intenção de finalizar a trilogia ''Estilhaça-Me'', de Tahereh Mafi. 
.
Apesar de amar a escrita louca e visceral da autora, o rumo que ela deu na história com o final de ''Liberta-Me'' (e aprofundado - de forma ''subliminar'' - através do conto ''Fragmenta-Me'') não me agradava. Nem um pouco. Então, estava decidido a não chegar perto do último livro e satisfazer a minha curiosidade apenas com spoilers ocasionais que descobrisse pela internet. O tempo passou, ''Incendeia-Me'' foi publicado nos EUA, e alguns meses depois a editora Novo Conceito traz ele para o Brasil. No ritmo do lançamento - e contrariando todas as possibilidades - a Mah do "Toc por Leitura" e a Nine do "Estante da Nine" me convenceram (ou me intimaram, dizendo melhor) a ler junto com elas. 
.
E foi isto o que fiz.
.
Entretanto, mesmo estando preparado para me decepcionar... A autora conseguiu superar toda e qualquer expectativa negativa que eu estava com relação à ele. Acreditem em mim, eu esperava coisas bem ruins deste livro. Mas nada chegou tão perto do que o livro realmente é. Me senti enrolado do início ao fim de Incedeia-Me. A Tahereh simplesmente não tinha história para esta último. Ficou mais de 300 páginas descaracterizando os personagens, para resolver tudo em 3 capítulos. E de forma bem insatisfatória...
.
Resultado da ópera: A Mafi me traumatizou do início ao fim. Ela conseguiu tirar de mim toda a empatia que eu sentia pela Juliette, ignorou completamente o Adam e eu comecei a perceber que respeitava mais o Warner antes - nos dois primeiros livros - do que agora. E eu nunca gostei dele. O que é engraçado, pois o meu maior problema foi justamente este: Para justificar o rumo que ela deu para a história, ela transformou os dois - Juliette e Warner - em Mary Sue e Gary Stu... E ficou forçado. Os caminhos que ela escolheu foram forçados. E fáceis. E muito sem graça. Acontece uma ''revelação'' no final que todo mundo espera desde o segundo volume, e ela vai para ''Oh, meu mundo mudou, vamos fazer uma roda e nos amar eternamente''. Tipo, OI? SÉRIO QUE ELA RESOLVEU TODO UM CONFLITO DE VIDAS EM APENAS UM CAPÍTULO? Achei um desfecho preguiçoso e pouco criativo, infelizmente, pois adoro o primeiro... E ela foi se perdendo.
.
Por isso, eu precisava desabafar. Eu sentia que precisava contar para vocês todos os sentimentos ruins que o livro me deixou. Então, gravei a vídeo resenha. Apesar de ter mais de 10 minutos, ela seria bem maior. Mas tive que cortar muitas partes, pois acabavam envolvendo spoilers - e vocês não precisam disto. Mas a minha indignação está aí... Pois eu tinha que compartilhar com você a decepção que eu senti com o desfecho da trilofia ''Estilhaça-Me'' - uma história que começou muito bem. E terminou da pior maneira possível, infelizmente. 
.
     
.
Sobre a autora:
.
Tahereh Mafi tem 24 anos e um nome bem peculiar (e quase impronunciável para a maioria). 
.
Ela nasceu em uma cidadezinha de Connecticut, nos EUA, e hoje mora na famosa Orange County, California - onde bebe muita cafeína e acha o tempo muito perfeito para seu gosto. Quando não encontra um livro, ela pode ser vista lendo papéis de bala, cupons e receitas antigas. 
.
"Estilhaça-me" é seu livro de estreia e o primeiro de uma trilogia. O livro já foi publicado em mais de 20 países e os direitos para uma adaptação cinematográfica foram vendidos para a 20th Century Fox (Por favor, Céus, que a Fox não cague neste filme!).
.
TÍTULO:  Incendeia-Me
TÍTULO ORIGINAL: Ignite Me
SÉRIE: Estilhaça-Me
PÁGINAS: 384
AUTOR(A):  Tahereh Mafi
EDITORA: Novo Conceito
NOTA: 2 Estrelas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...