sábado, 30 de novembro de 2013

Lista: Continuações Desnecessárias

.
Hoje em dia, fica cada vez mais difícil ler um livro ''jovem adulto'', ou mesmo ''novo adulto'', que não faça parte de uma série. 
.
A situação é sempre a mesma: Você pega ele para ler, acha que a história foi contada completamente no volume, e - quando vai cadastrar o romance no Skoob, ou até mesmo no Goodreads - descobre que ele é o primeiro de uma saga milenar e gigantesca, divida em mais de 1.846 partes, que conta com contos, novelas e afins. Aí você se descabela e começa à ficar desesperado, por já ter mais de 2.000 séries inacabadas na estante e, mesmo quando não acha a trama aquilo tudo, a curiosidade é maior e você se vê na necessidade de continuar e acompanhar, pois precisa ver onde tudo aquilo vai dar.
.
Mesmo parecendo um fato exagerado, é bem verdade que TODOS nós já passamos por isto. Mais de uma vez. E, não me entendam mal, eu adoro séries - de verdade (pois assim, nós podemos acompanhar aquele personagem que te conquistou por muito mais tempo do que um volume único). Mas a questão é: Será que todo livro voltado para o público jovem precisa ser parte de uma série?
.
.
É claro que eu vejo o lado mercadológico da coisa. E, vamos ser bem sinceros, acho que todos nós conseguimos ver. Mas a coisa toda é que nem todos os livros merecem continuações. Alguns simplesmente por serem perfeitos demais, e o fato de ter uma continuação poderia estragar a imagem que aquele primeiro livro trabalhou em você. Outros realmente não precisam de uma continuação, pois tudo que era preciso ser contado foi dito no livro um - ou até mesmo o primeiro livro não foi estas coisas todas, mas fez sucesso, então... É, nós sabemos final.
.
Foi por esta razão que eu decidi gravar o vídeo de ''Lista'' deste mês abordando este tema tão polêmico e divergente. Eu consigo claramente ver quando um livro necessita (ou merece) uma continuação... Mas e vocês?! O que pensam sobre o assunto?
.

Clique no Player abaixo para Assistir:
.
     
.
Livros citados no vídeo:
.
- Métrica/Pausa, de Collen Hoover
- A Garota Americana: Quase Pronta, de Meg Cabot
- Entre o Agora e o Nunca/The Edge of Always, de J.A. Redemerski
- A Hospedeira, de Stephenie Meyer

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...