terça-feira, 30 de julho de 2013

Resenha: Ela é uma Fera

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
No interior de Minas Gerais, Clara, uma menina de traços delicados, rosto de porcelana e cabelos dourados tem muitos admiradores, inclusive Henrique, o menino mais popular da escola que fará de tudo pra poder sair com ela, inclusive trapacear... É que o pai de Clara colocou na cabeça que sua filha mais nova só poderá sair com um menino depois que sua filha mais velha, Carolina, arrumar um namorado. Parece simples: basta que Henrique arrume um “namorado” para Carol e siga com seu sonho de ficar com Clara. 
.
Determinado, Henrique arruma o tal namorado para Carol: Pedro, o bad boy. Mas o que nem Henrique, nem Clara, nem Pedro imaginavam é que a intragável Carol iria se comportar como uma insuportável ao lado de Pedro — e jogar água em todos os planos de romance de Henrique e Clara. Caberá a Pedro dar um bom resultado a esta situação, mas será que ele vai conseguir conquistar o coração de gelo de Carol e, finalmente, domar a megera? 
.
''Ela é uma fera!'' é uma releitura escrita pela autora Marina Carvalho para o clássico ''A Megera Domada'' de William Shakespeare. 
.
O que eu achei?
.
Como eu já disse over, and over again... Estava sem tocar em um livro desde do primeiro dia do mês. Em uma Ressaca Literária pesada. Parecia que ou tinha algo para fazer de muito importante ou estava muito cansado para ler. Ou as duas coisas juntas, ao mesmo tempo. Eu simplesmente fico angustiado em não poder ler, pois são basicamente os livros que movem a minha vida - por mais piegas que isto possa parecer. Eu tentei começar vários livros durante este período, mas nenhum realmente chamava a minha atenção. Mas eis que surge a incomparável e insubstituível Mah Francezi, do blog Toc por Leitura, com a ''cura'' para o meu problema.
.
E a cura recebeu o nome de ''Ela é uma Fera!'', da Marina Carvalho. A novela - lançada exclusivamente em formato digital, pela editora Novo Conceito - é uma breve releitura de ''A Megera Domada'' de Shakespeare para os dias atuais. Assim que a Mah me deu o livro de presente, eu fiquei super com vontade de ler pois a) ''A Megera Domada'' é, junto com ''Sonho de Uma Noite de Versão'' e ''Noite de Reis'', a minha história favorita do Tio William (pois são as mais despretensiosas e as mais esquecidas quando falamos sobre as obras do Bardo Inglês... E eu tenho um  enorme tropeço pelo lado ''não tão cult'' da coisa), e b) eu amei ''Simplesmente Ana'', o livro de estreia da autora.
.
Nem preciso dizer que devorei o ebook, não é mesmo?! Li ele todo de um dia para outro... e quase não fui dormir, pois queria terminar a história de qualquer jeito. Apesar de já ter visto outras releituras da história (vide o filme ''Dez coisas que eu odeio em você'' - um dos favoritos da minha irmã - e a novela ''O Cravo e a Rosa''), a autora soube deixar a sua versão com uma identidade única e me prendeu do início ao fim (mesmo sabendo de longe a linha narrativa).
.
Nesta versão, a trama se desenrola no interior de Minhas Gerais, mesclando o universo escolar com a Faculdade. Nossa Catarina da vez é Carol - que foi de longe a minha personagem favorita junto com o seu pai, o superprotetor Batista (que, vejam só, acho que é da minha família! Rsrs). Gostei da personalidade e da forma dela de enxergar o mundo... Mesmo que este seu ''jeito'' afastasse as pessoas. Já Clara, a versão de Bianca da Marina Carvalho, me irritou em determinados momentos - sendo um pouco mimada e muitas vezes injusta com a irmã. De fato, o relacionamento conturbado das duas é a trama que move ''Ela é uma Fera'', mas é claro que o romance não fica de fora. Mesmo sendo uma história curta, a autora soube desenvolver muito bem as duas linhas narrativas que a peça pede: A disputa pelo coração da caçula entre o Bonitão Arrogante e o Apaixonado Tutor, e o ''adestramento'' da megera pelo Bronco.
.
E por falar no ''Bronco'', achei bem interessante a releitura que a Mariana deu à Petrúquio - ou melhor, Pedro. Na sua  novela, o personagem se transforma em um universitário roqueiro cheio de tatuagens, que vive em uma república de estudantes e com predileção à roupas pretas - além de ganhar um ''segredo'', que o motiva à participar dos planos escusos de Henrique (o chará do lado negro da Força) para tentar ganhar o coração da Carol.
.
Enfim, ''Ela É uma Fera'' cumpriu muito mais do que eu estava esperando... Ele não só me tirou da Ressaca Literária, como me conquistou. Foi leitura leve, divertida e despretensiosa - e super à ver com a semana gélida de inverno que passei. Minha única ressalva é quanto ao desfecho do livro, que - apesar de ter sido perfeito e bem sacado - achei um pouco apressado diante de tudo o que aconteceu. Mas, no fundo, isto nem foi um problema de verdade. Eu é que estava querendo que o livro tivesse mais história, só para continuar lendo.
.
Para ler escutando:
.
Artista: Rita Lee - Música: Erva Venenosa
Artista: Pink - Música: U + Ur Hand
.
Sobre a autora:
.
Marina Carvalho é professora, jornalista e mãe. Passa os dias diante de um objeto plano e retangular, seja o quadro negro da escola onde trabalha ou a tela do computador. Escrever é uma de suas maiores alegrias. Sempre foi uma ávida leitora. Está sempre com um livro debaixo do braço e outro na cabeceira da cama: eles são seus companheiros de todas as horas. 
.
Quando criança devorava as revistinhas da ''Turma da Mônica''. Formou-se em Jornalismo pela PUC-Minas e exerceu o cargo de assessora de comunicação. Hoje é professora de Língua Portuguesa e Literatura, não à toa, já que morre de amores pelas palavras. "Simplesmente Ana" é seu livro de estreia.
.
TÍTULO:  Ela é uma Fera
PÁGINAS: 155
AUTOR(A):  Marina Carvalho
EDITORA: Novo Conceito
NOTA: 4,0 Estrelas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...