quinta-feira, 13 de junho de 2013

Resenha: Rules of Attraction

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Nesta sequência do incrível ''Química Perfeita'', novas faíscas estão para voar pelos ares.
.
Quando Carlos Fuentes retorna aos Estados Unidos depois de ter vivido no México durante um ano, ele não quer ter nenhuma parte à ver com a vida que seu irmão mais velho, Alex, escolheu para ele em uma escola secundária no Colorado. Carlos gosta de viver sua vida no limite e quer trilhar o seu próprio caminho, igual fez Alex no passado. Então ele conhece Kiara Westford. 
.
Ela não fala muito e é totalmente intimidada pelas formas selvagens de Carlos. Quando os dois se encontram, Carlos assume que Kiara pensa que ela é muito boa para ele, e se nega a admitir que poderia sentir algo por ele. Mas logo se dá conta de que ele pode ser exatamente o que a garota necessita no momento.
.
Com novos personagens se apaixonando, e a mesma energia quente encontrada no seu bem sucedido antecessor, com certeza Simone Elkeles criou outro hit certeiro para seus leitores jovens.
.
O que eu achei?
.
Não é segredo para a ninguém que ''Química Perfeita'' é um dos meus livros favoritos. Li ele em 2011, e acabei criando um vínculo muito especial com a história toda. Desde então, venho esperando a Editora Underworld lançar a continuação da trilogia por aqui, para ter a coleção devidamente padronizada na estante, mas se passaram dois anos e... Nada. Nenhuma notícia, resposta ou previsão. O que significa que eu finalmente perdi a minha paciência de Jó e fui atrás do livro em formato digital (infelizmente, pois neste caso eu queria de verdade o livro físico).
.
Em ''Rules of Attraction'', todo o estilo que a Simone Elkeles nos apresentou no primeiro volume voltar à dar as caras. Entretanto, nós agora não estamos mais em uma escola dividida entre classes no subúrbio de Chicago. O novo cenário é um colégio respeitado e de elite, na cidade montanhosa do Colorado. A mudança de ambientação foi uma ideia bastante esperta da autora pois, ao retornar à assuntos como as gangues e o tráfico de drogas, ela não deixou transparecer na trama nenhum tipo de sensação não grata de Dejá Vu com relação ao seu antecessor.
.

Além disto, outra novidade da sequência são os seus narradores. Agora os protagonistas da história são Carlos Fuentes, o arrogante e rebelde irmão do meio de Alex, e Kiara - uma garota apaixonada por carros, nem um pouco preocupada com a aparência e que luta constantemente com o seu problema na fala. 
.
Sendo bem sincero, eu achei o Carlos um verdadeiro idiota. Ele era odioso com as pessoas ao seu redor sem motivo algum, e durante vários pontos da primeira metade do livro, eu tive vontade de entrar nas páginas e dar uns chutes bem dados no traseiro dele.  Em contrapartida, Kiara é uma fofa. Mesmo sendo tímida e um tanto insegura, em nenhum momento ela se deixa intimidar pelas atitudes estúpidas do rapaz - sem falar que ela consegue cativar o leitor de verdade. Outros personagens que me conquistaram neste livro foi a divertida família ''um tanto quanto liberal'' da menina, e o seu melhor amigo gay, Tucker (que, em suma, é o verdadeiro criador das supracitadas ''Regras da Atração''). 
.
Para minha alegria, Alex e Brittany participam bastante deste novo volume - sem falar que é muito legal ver como está a relação dos dois, agora que são mais velhos e universitários.
.
O livro tem um ritmo constante, a escrita da autora continua com o seu jeito crível e os maneirismos latinos, e em nenhum momento ele fica chato ou arrastado. Nós acompanhamos todas as mudanças que a relação entre Carlos e Kiara causa tanto em um quanto no outro, e mesmo tendo muita raiva do rapaz durante boa parte da narrativa, ele conseguiu obter o meu perdão e a minha simpatia na metade final. 
.
À título de comparação, mesmo tendo gostado bastante da continuação, ainda sim eu continuo tendo ''Química Perfeita'' como o meu favorito. Em parte pelos problemas de empatia que eu senti com relação ao Carlos, mas principalmente por que - colocando em uma balança imaginária - a história de Alex e Brittany me levou mais ao limite e eu não tinha tanta certeza se eles acabariam juntos ou não, algo que ao chegar no final deste, eu meio que senti falta. Mas, mesmo não sendo um bookcrush como o primeiro volume da série, é uma leitura divertida e apaixonante. Sem pestanejar, eu o recomendo para todos que gostaram do livro anterior - e com certeza eu vou fazer um esforço para importar a versão física dele, pois é uma série que eu acho que merece ter um espaço na minha estante.
.
Sobre a Autora:
.
Simone Elkeles nasceu e foi criada nas proximidades de Chicago. A autora de Leaving Paradise e da trilogia How To Ruin, foi nomeada à autora do ano pela Associação de Professores de Língua Inglesa de Illinois. Fairfield, a cidade onde se passa a história do primeiro volume da série Química Perfeita foi baseada em um subúrbio perto da residência de Simone - onde duas diferentes comunidades se unem dentro dos muros de uma mesma escola. Atualmente, Simone vive em Illinois com sua família.
.
TÍTULO:  Rules of Attraction
SÉRIE: Química Perfeita
PÁGINAS: 336
AUTOR(A):  Simone Elkeles
EDITORA: Simon & Schuster
NOTA: 4 Estrelas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...