terça-feira, 23 de abril de 2013

Resenha: Destrua-Me

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Em Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, Juliette escapou do Restabelecimento seduzindo Warner - e atirando em seu ombro. Mas como ela irá aprender em Destrua-Me, não é tão fácil  assim se livrar de Warner...
.
De volta à base e se recuperando de seu ferimento quase fatal, Warner fará tudo ao seu alcance para manter seus soldados verificando e suprimindo qualquer menção à rebelião no setor. 
.
Ainda obcecado por Juliette como antes, sua primeira prioridade é achá-la, trazê-la de volta, e descartar Adam e Kenji, os dois traidores que ajudaram a escapar. Mas quando o pai de Warner, o comandante supremo do Restabelecimento, chega para corrigir os erros de seu filho, fica claro que ele tem planos muito diferentes para Juliette. Planos que Warner simplesmente não pode permitir.
.
Perfeito para os fãs de Estilhaça-me que estão desesperados esperando o lançamento de Liberta-Me.
.
O que eu achei?
.
Bom, ''Estilhaça-Me'' foi uma das minhas melhores leituras do ano passado, e acho que já disse isto várias e várias vezes. A narrativa da Tahereh Mafi é estranha e única, e toda a trama que ela criou é instigante e cheia de reviravoltas... Então, não tinha como não amar. Desde então, venho ansiando desesperadamente pelo lançamento de suas continuações. E  isto meio que explica bastante o meu quase surto ao ver que a editora Novo Conceito tinha disponibilizado de graça em seu site o epub do livro meio da série, ''Destrua-Me'' - que é narrado por ninguém menos do que Warner, o líder estranho e temperamental do setor 45.
.
Sem sombra de dúvidas, um dos personagens mais amados (e mais odiados) da trilogia ''Estilhaça-Me'' é justamente o Warner. Ele é aquele tipo de vilão dúbio, cheio de ossos no jardim, e que foi feito para dividir de verdade os leitores. O que me leva logo à ressaltar: Não, eu não torço por ele. Nem um pouco. Com sinceridade. Mas eu estava curioso para saber o que a autora iria ressaltar com esta história, e me surpreendi com o que encontrei neste mini-livro - que  aborda todo o tempo em que ele sai de cena no volume anterior.
.
A primeiro coisa que vale ressaltar sobre a minha leitura sob o ponto de vista do antagonista da trilogia, é que o cara é completamente paranoico. Ele não confia em ninguém, e está sempre supondo que as pessoas ao seu redor o querem ver pelas costas. Sim, eu sei que pode ser verdade mesmo, afinal o Warner é insuportável como chefe. Mas ele acha explicações em reações tão simples, que o leitor na hora percebe que o rapaz está precisando de alguns parafusos à mais.
.
Outra coisa que realmente me surpreendeu foi ver de perto a sua verdadeira personalidade. Apesar de transparecer uma personalidade assustadora e doentia, Warner na verdade esconde que é frágil, fraco e covarde. E o mais estranho nisto tudo é que ele tem plena consciência que é assim. Durante vários momentos, eu cheguei à ficar com pena do personagem - principalmente se tratando de sua relação problemática com o pai, que é simplesmente o cabeça por detrás de todo o Restabelecimento. O convívio entre os dois é baseado pura e somente no terror e no nível hierárquico, e isto explica bastante no que o rapaz acabou se tornando.
.
Várias de suas ações no primeiro livro ganham explicações que me chocaram de verdade. Isto me fez reconsiderar várias certezas que eu tinha sobre ele, e o mais importante, acho de verdade que agora eu começo à visualizar o seu verdadeiro papel em toda a trama - além de lançar algumas sementes de dúvidas nos ar, que só confirmaram algumas suspeitas que eu tinha desde ''Estilhaça-Me''.
.
Enfim, se você é um dos fãs do  Warner, com certeza vão amar esta história extra. Mas, se assim como eu, você pertencer ao grupo dos que o odeiam, ''Destrua-Me'' não vai lhe fazer mudar completamente a sua opinião sobre o personagem... Mas vai lhe fazer o olhar sob uma nova óptica, isto é certo.
.
Sobra a autora:
.
Tahereh Mafi tem 25 anos e um nome bem peculiar (e quase impronunciável para a maioria). 
.
Ela nasceu em uma cidadezinha de Connecticut, nos EUA, e hoje mora na famosa Orange County, California - onde bebe muita cafeína e acha o tempo muito perfeito para seu gosto. Quando não encontra um livro, ela pode ser vista lendo papéis de bala, cupons e receitas antigas. 
.
"Estilhaça-me" é seu livro de estreia e o primeiro de uma trilogia. O livro já foi publicado em mais de 20 países e os direitos para uma adaptação cinematográfica foram vendidos para a 20th Century Fox (Por favor, Céus, que a Fox não cague neste filme!).
.
TÍTULO:  Destrua-Me
TÍTULO ORIGINAL: Destroy Me
SÉRIE: Estilhaça-Me
PÁGINAS: 88
AUTOR(A): Tahereh Mafi
EDITORA: Novo Conceito
NOTA: 4,0 estrelas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...