sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Resenha: Dark Life - Vida Abissal

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
O Oceano teve seu nível elevado, engolindo as terras.
.
Terremotos chacoalharam os continentes, mergulharam regiões inteiras sob as águas. Agora, as pessoas vivem espremidas em cidades habitações empilhadas - com um governo em Estado de Emergência permanente. Os únicos que têm algum espaço próprio são aqueles que habitam o solo marinho, na Vila Abissal.
.
Ty durante toda sua vida esteve sob o mar profundo na fazenda de sua família, no solo oceânico. Mas, quando bandidos atacam seus vizinhos, Ty se vê em meio a uma luta para salvar o único lugar que conheceu. Em parceria com Gemma, uma garota da superfície que veio para o mundo submarino para procurar seu irmão mais velho desaparecido, Ty se aventura pelas fronteiras do submundo e descobre segredos que podem ameaçar a vida submarina...
.
...Segredos que podem destruir tudo.
.
O Que eu Achei?
.
''Dark Life'' é um daqueles livros que, se você não souber sobre o que ele se trata, te engana direitinho. Durante muito tempo, quando passava por ele em uma livraria, ou via alguma resenha dele pela blogosfera, sempre tive uma estranha sensação de que a história era algo que não era: um livro de biologia juvenil, onde as criaturas marinhas eram os protagonistas e o foco da história.  Mas logo descobri que não poderia estar mais enganado... ''Vida Abissal'' na verdade é um o primeiro volume de uma série Jovem Adulta Sci-Fi, recheado de cenas de ação e com uma ambientação completamente diferente e com um quê de distópica.
.
Logo nos primeiros parágrafos,  já fui completamente tragado pelo  universo subaquático da história. Kat Falls não dá tempo para o leitor respirar, e usa e abusa das reviravoltas presentes na trama para não deixar que ninguém largue o seu romance de estréia. A narrativa é muito fácil e gostosa, sem falar que as descrições dos ambientes e das cenas são muito ricas e te levam de verdade para o que está acontecendo em Vila Abissal. Eu sempre pensava na tradicional frase ''vou ler só mais uma capítulo'', mas quando via, já tinha devorado quase todas as páginas.
.
Além disto, os personagens de ''Dark Life'' são cativantes. Ty, protagonista e narrador da aventura, tem uma visão de mundo completamente diferente, pois ele nasceu e viveu durante todos os seus 15 anos no fundo do mar, já que seus pais fazem parte do grupo chamado de ''Pioneiros'' - as primeiras pessoas que tiveram coragem de desbravar o Oceano, e decidiram morar por lá. Junto à ele, também temos Gemma, uma garota da superfície repleta de segredos, e que está em busca de seu irmão misteriosamente desaparecido. Mesmo sendo de mundos inteiramente distintos, os dois se tornam amigos e improváveis aliados.
.
O mundo futurista e catastrófico apresentado na  história também merece destaque. Ao ressaltar que tudo ocorreu devido às consequências do Aquecimento Global, a autora conseguiu unir verossimilidade à sua fantasia científica. A sociedade agora é dividida entre as pessoas que se  atulham uma em cima da outras em cidades-edifícios (no que restou dos  continentes) e nos exploradores do mar. A incerteza ainda impera, por isso toda a Comunidade é regida por um governo em Estado de Emergência - que logo se mostra um tanto quanto arbitrário e corrupto. Além disto, temos também uma perigosa gangue de criminosos marítimos que assolam a vida dos cidadães de Vila Abissal e leva mais perigo e urgência para a trama.
.
Mesmo sendo o primeiro volume de uma série, ''Dark Life'' é um livro muito bem construído - com começo, meio e fim. Em um romance eletrizante e visceral, Kat Falls nos traz uma história sobre o poder da comunidade, da família e de como não devemos ter vergonha de quem somos. Eu não esperava que a narrativa fosse me conquistar tanto, e agora estou mais do que ansioso para ler a continuação da série, ''Rip Tide - Maré Bravia'', que já foi publicado por aqui pelo selo Ciranda das Letras. Com certeza, mais do que recomendado!
.
Meus Quotes Favoritos:
.
'' - Mas você é um legítimo Abissal - prosseguiu ele - e isso não é pouca coisa - (...) - Nunca deixe ninguém te tratar por menos - (...) - Principalmente algum lacaio do governo.''
Página 148
.
''- Eu quero nascer de novo, numa nova família.
- Você não precisa nascer de novo para ter uma família nova. (...)''.
Página 258
.
Booktrailer:
.
               
.
Sobre a Autora:
.
Kat Falls cresceu em Silver Spring, Maryland e participou  do Rensselaer Polytechnic Institute por meio de plano de ensino gratuito. Ela passou a receber um mestrado em roteiro na Northwestern University. Agora ela leciona na NU, onde ela está continuamente inspirada pela criatividade de seus alunos. Como um membro do WGA, Kat teve quatro roteiros escolhidos por produtores independentes e foi contratada para escrever um roteiro para a Disney Studios. 
.
O salto de Kat para um romance veio por meio de um exercício de escrita. Sabendo que seu filho de 12 anos de idade, adorava ler sobre o oceano, os selvagens pioneiros Oeste, e (é claro), os X-Men, ela combinou seus interesses e criou a premissa para uma história que  a manteve acordada durante noites, construindo mundos e tramas. Um ano mais tarde, sua aventura sci-fi Dark Life levou o 1 º lugar na categoria Sci-Fi/Fantasia do concurso de redação 2008 Crested Butte/Sandy. 

.
TÍTULO:  Dark Life - Vida Abissal
SÉRIE: Dark Life
TÍTULO ORIGINAL: Dark Life
PÁGINAS: 288
AUTOR(A):  Kat Falls
EDITORA: Ciranda de Letras/Autores Associados
NOTA: 4,5 estrelas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...