quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Resenha: Além do Deserto

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
O mundo de Fatum é iluminado por dois sóis, mas a luz que o aquece durante o dia não espanta as sombras que se arrastam no crepúsculo. As sombras cortam a noite com os seus urros de destruição e terror. Nada parece deter sua fúria que afoga o planeta em desertos. O Chanceler Tami, nobre da última grande fortaleza, procura o Rei Fada, sábio que lhe dará a resposta à sua pergunta, a única que importa: como deter as sombras, como restaurar a vida.
.
Mas o destino tem os seus caprichos e escolheu se revelar a uma pessoa, Thera. E aí há um problema - Thera não se importa com as sombras, ou Fatum, e mesmo assim será arrastada em uma caravana pelo jovem Mikail, o felino Oberon, o menino Fada Lumi e o velho Fada Nadar. Juntos, eles traçarão seus passos em busca de um destino muito maior que o deserto.
.
O que eu achei?
.
Quando finalmente peguei este livro para ler, eu estava  bastante cauteloso. Eu sou uma pessoa que tem muitos problemas com Fantasia Épica/Medieval, e são poucas que me conquistam e me prendem até o final. Ao começar as primeiras páginas, achei que iria demorar ao menos uma semana lendo o romance, pois ele era em 3ª pessoa e parecia intercalar vários núcleos diferentes, mas - para minha surpresa - não foi isto o que aconteceu.
.
Justamente pelo narrador observador e onipresente, eu acabei me inserindo de verdade no universo. A escrita da Érica Bombardi, apesar de seguir a linha mais rebuscada do gênero, flui muito rápido e de forma gostosa. As cenas são intercaladas pelo ponto de vista de personagens diferentes, e isto acabou deixando a leitura mais ágil e nos apresentando o universo criado pela autora de uma forma mais ampla, seguindo mais de uma linha narrativa, acrescentando tramas e subtramas que culminam juntos na história principal.
.
Eu gostei bastante dos protagonistas. Thera e Mikail são jovens visivelmente opostos (ela a típica garota durona e mal humorada de terras distantes, ele o cara nobre e sonhador com alma de herói), mas a química dos dois juntos é muito boa. Além deles, temos personagens secundários bastante carismáticos, como a forte Vivian, governanta do Grande Reino e o felino Oberon, um gato enorme, falante e sarcástico (ou seja, não tem como não amá-lo!).
.
Outra coisa que me conquistou bastante durante a leitura foi o universo épico moldado pela autora. Aqui, sai os clichês de sempre - como magos, elfos, orcs e toda a linha e tipo de seres que vemos atrelados à alta fantasia - e somos agraciados pelo fascinante do Reino das Fadas, Felinos e as divindades Devas - quatro sábios elementais anciões - que dão uma proposta diferente e única para a história.
.
Toda a jornada do livro é uma grande alegoria para a auto-descoberta dos protagonistas muito bem amarrada e completa, e a história trás também nas entrelinhas e de maneira discreta uma mensagem de respeito pela diversidade e solidariedade bastante oportuna nos tempos atuais. A diagramação do texto é confortável e a revisão do livro impecável. Sem sombra de dúvidas, ''Além do Deserto'' foi uma grata surpresa, e estou bastante curioso por quais novos caminhos seremos levados nos próximos volumes.
.
Meus Quotes Favoritos:
.
''O Conhecimento é a única coisa que em excesso não pesa, mas torna a nossa caminhada mais leve.''
Página 123
.
''- Não se engane, eu sou o que sou - disse Thera, com lágrimas nos olhos.
- Não deixa de ser verdade. Mas meu tio Tami me ensinou que um homem verdadeiramente nobre somente sabe o que realmente é pelos olhos dos outros.
- Quê?
- Você é o que os outros veem que você seja. (...)''
Página 175
.
''Ser bom não tem a ver com quanto se viveu, mas sim em como se vive o tempo que se tem.''
Página 186
.
''- O Caminho... o que conta, menina, não é o fim, mas o meio. É daí que tudo se torna mais poderoso e belo.''
Página 208
.
''- Ótimo... o que poderia dar errado agora que estou com uma mulher furiosa e outra louca?''
Página 217
.
Booktrailer do livro:
.
                
.
Sobre a Autora:
.
Érica Bombardi graduou-se, em 2000, com Láurea de Excelência Acadêmica, como bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Editoração, na ECA-USP. Desde a faculdade, trabalha com edição de livros. ''Além do Deserto'' é o seu primeiro livro, e levou três anos para ser escrito.
.
TÍTULO:  Além do Deserto
SÉRIE: Fatum
PÁGINAS: 272
AUTOR(A):  Érica Bombardi
EDITORA: Independente/Progama de Ação Cultural do Estado de SP
NOTA: 4,5 estrelas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...