domingo, 1 de abril de 2012

Coluna: Da Estante Para as Telonas #5

.
''Na Minha Estante'' adverte: A resenha a seguir pode conter Spoilers ocasionais da trama abordada... Não que vá interferir em alguma coisa, mas é só para não falarem que eu não avisei!
. 
.
Sinopse do Filme:
.
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! 
 .
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes? 

.
Trailer:
.
.
O Que eu Achei?
.
Sim, eu sou uma pessoa #FAIL... Esta coluna era para ter saído na semana passada, mas eu enrolei tanto que ela só está indo ao ar hoje. Tudo bem, confesso que em parte a culpa foi do meu gesso, que me atrapalhou bastante nos últimos dias, mas - em suma - a minha desculpa maior era que eu queria ver o filme de novo para poder opinar melhor sobre ele. O que, por si só, já mostra o quão FAIL eu sou, já que isto era só uma desculpa para eu poder ir no cinema de novo. Enfim...
.
Como vocês devem ter percebido pelas outras edições do ''Estante Para As Telonas'', eu sou um fã e leitor bastante maleável, que entende o porquê de algumas adaptações no roteiro - portanto que ele não altere na história e no espirito do livro. Tudo bem, em alguns casos (como ''Eu Sou o #4'', ''O Diário da Princesa 2'' - que eu nem considero uma adaptação ¬¬' - e ''A Fera''), eu me irrito bastante com o produto final. Mas, na maioria das vezes, eu vou de boa para o cinema. E era assim que eu esperava que a adaptação de ''Jogos Vorazes'', que chegou nos cinemas do mundo todo no dia 23, iria ser. Só que ela não foi. Quero dizer, ela acabou se saindo melhor do que eu aguardava. E isto me surpreendeu. Positivamente.
.
Vejam bem, desde que a Lionsgate anunciou ter comprado os direitos da Trilogia, eu já sabia que eles eram uma empresa pequena. Para mim, quem sai da sessão reclamando dos efeitos, deve viver no mundo da lua... Isto chega ser até desculpável, já que esta é a primeira MEGA produção deles. Mas, mesmo assim, para um estúdio do tamanho deles, os caras conseguiram me impressionar. Eu fui esperando truques do tipo ''Crepúsculo'' (o primeiro filme, que fique claro), e acabei encontrando cenas de encher os olhos - como o trem para a Capital, o programa do Caesar Flickrman, as alucinações na floresta (com direito à flashback! *o*) e o desfile dos Tributos (que, mesmo com o efeito efetivamente descarado no fogo da roupa do Peeta e da Katnnis, eu consegui me arrepiar com a grandiosidade do momento).
.
.
Em compensação, a fotografia, os figurinos, a maquiagem, a direção de arte... Tudo está de encher os olhos. Só com estes artifícios, nós vemos refletir na tela toda a pobreza e sofrimento do Distrito 12 e a Imponência degradante da Capital. Você consegue sentir os detalhes e o cuidado em cada cena, e isto é realmente impressionante.  Quem vai para o cinema esperando ouvir as músicas da Trilha Sonora durante o filme, podem ir tirando o seu bestante da chuva. O longa não tem tempo e nem necessidade para estas frivolidades, e as únicas canções que nós escutamos estão nos créditos finais.
.
Entretanto, acho que o grande trunfo desta adaptação de ''Jogos Vorazes'' é o seu roteiro e seu elenco. Para quem não sabe, a própria Suzanne Collins esteve bastante envolvida com o projeto, e isto é algo notório durante a projeção. Sem sobra de dúvidas, este é um dos filmes mais fiéis à sua obra original que eu já vi na minha vida! E olha que temos algumas adições interessantes, como cenas rodadas diretamente do centro de controle dos Idealizadores dos Jogos, e as reações dos Distritos (e do Presidente Snow) ao que acontece dentro da Arena. Sem falar que este foi um caso raro de  ''filme originado de livro'' onde eu não precisei explicar para os meus amigos ''leigos'' todos os pontos, detalhes e explicações que o roteiro ''se esqueceu'' de colocar em determinada cena. E, convenhamos: por si só, isto já é muita coisa!
.
.
Como eu falei, as interpretações também estão muito fidedignas - e acho que a Jennifer Lawrence está fazendo muita gente que criticou a sua escolha para interpretar a Katniss pagar com a sua própria língua. Além dela, também tiro o meu chapéu para o Woody Harrison, o Stanley Tucci e a Elizabeth Banks... Eles me convenceram, e eu realmente vi o meu Haymitch, o meu Ceasar e a minha Effie presentes na tela.
.
O filme transborda tensão à todo momento. Como eu disse, eu assisti à projeção duas vezes, e nas duas vezes eu fiquei tenso do começo ao fim, ri nos momentos certos e chorei em outros (sim, vocês sabem de que cena estou falando... ='( ). Ainda sim, mesmo com todos estes pontos positivos, eu tenho algumas falhas para apontar... A forma como o broche de Tordo foi entregue à Katniss, eu achei MUITO brochante. E as cenas ''pós Arena'', para mim ficaram meio corridas. Na minha opinião, dava para eles terem se aprofundado um pouquinho mais neste momento. De resto, todas as outras coisas que eu aguardava desesperadamente e foram mudadas em favor do filme, nenhuma me incomodou. Nem mesmo um detalhe dos bestantes, que eu esperava bastante e acabou que não teve, me fez pegar raiva. Eu entendi que não ia dar para explicar toda a complexidade da coisa em uma cena daquelas.
.

.
Fora estes detalhes, que nem foram muitos, o filme recebeu o meu aval positivo. Não só isto... Eu estou com uma vontade tremenda de assistir à ele novamente, e eu sei  que é pura loucura, já que eu já vi ele duas vezes  no espaço de uma semana! Mas acho que é este o efeito, sabe?! ''Jogos Vorazes'' é um filme tão legal, tão bem cuidado, que você não se cansa, e quer sempre mais.
.
Então, que venha ''Em Chamas''... e que a Sorte esteja sempre ao seu favor! *o*
.
Ficha Técnica:
Nome: Jogos Vorazes
Diração: Gary Ross
Roteiro: Gary Ross, Billy Ray e Suzanne Collins, baseado no romance de Suzanne Collins
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Christopher Plumer (...)
Nome Original: The Hunger Games
Gênero: Aventura, Drama, Suspense
Distribuidora: Lionsgate/ Paris Filmes
Lançamento: 2012
Idioma: Inglês
Nota: 4,5 Estrelas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...