sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Debate: Em defesa de Nora Gray

.
O post de hoje era para ser uma resenha sobre o filme de Battle Royale, que eu vi durante a minha leitura de Em Chamas e que continuaria mantendo o clima de ''distopia'' por aqui... Mas, quem me segue no Twitter, sabe que eu tive outra ideia para um outro post ao mesmo tempo, e isto simplesmente me impedia de continuar a escrever sobre o primeiro. Enfim...
.
Quem me conhece, sabe que eu tenho uma certa pré-dileção para defender os mais ''fracos'', não é mesmo? Sei lá, acho que meio que herdei isto da minha família... Mas o que importa aqui é que eu não consigo simplesmente ver alguém ou algo atacar alguém ou algo que não pode se defender, que o meu sangue começa a ferver. E isto é em tudo: no mundo real. No mundo dos filmes. No mundo da música. E no mundo dos livros, é claro.
.
Eu já dei ''piti'' por causa de briga de fãs de Harry Potter versus Crepúsculo, já desabafei sobre o que eu acho de quem gosta de curtir com a cara do Nicholas Sparks para dar uma de cool, entre várias outras coisas. Mas eu nunca fiz isto oficialmente. Quero dizer, teve aquela resenha de Amanhecer nos primórdios do blog. Porém, acima de tudo, era uma resenha, não debate.
Foi por isto que eu decidi criar este post. Para debatermos sobre as ''discussões'' que estão em voga na blogosfera literária. E, neste nosso primeiro encontro aqui, eu decidi levantar a minha plaquinha de advogado de defesa em prol de uma das personagens que eu mais tenho visto sendo injustiçada nos últimos tempos. E o nome dela é Nora Gray.
.
.
Acho que todos aqui devem conhecer a Nora, mesmo que superficialmente, não é mesmo?! Sim, ela é a menina que conta a história da série Hush Hush. E ela também é a namorada de Patch, o anjo Caído. Mas não estamos aqui para falar dele. Até por quê, parece que o problema é com ela. 
.
Mesmo sendo dona de uma personalidade forte e não ter medo de  procurar entender o que está acontecendo com a sua vida, parece que um certo grupo de pessoas (leia-se blogueiros e alguns seguidores) não conseguem se simpatizar com a garota. Simplesmente, a taxaram de chata. E Bella Swan Wannabe (o que, por si só, eu já acho um disparate completo...). Quando perguntamos de onde eles tiraram esta conclusão, a resposta é simples: ''Ela é paranoica e sempre se mete em confusão''.
.
Bom, vamos entrar no contexto da trama... A Nora namora um anjo Caído. Ela vive em um mundo onde estes seres vivem praticamente em guerra com Nefilins e são perseguidos por Arcanjos. Sem falar que já tentaram mata-lá diversas vezes. Se eu estivesse no lugar dela, acho que teria enlouquecido... Mas a Nora não enlouqueceu, muito pelo contrário. Ela enfrenta este universo estranho e perigoso de peito aberto. Por isso eu dou o direito à ela de ser paranoica.
.
Em ''Crescendo'', acusaram a garota de ser ciumenta e ter crises adolescentes... o que com certeza dever ser uma aberração, mesmo se levarmos em conta que ela tinha 16 anos! Eu já disse isso na resenha do livro, mas repito: Atire a primeira pedra quem nunca teve uma crise ridícula de ciúmes na adolescência. Me parece que as pessoas simplesmente se esqueceram de como eram quando tinham menos idade. E nem vou entrar no mérito que ela estava na razão de se sentir assim. 
.
Acho as atitudes da garota completamente plausíveis, sem falar que ela é uma personagem muito dentro do normal - sem ser sonsa e princesinha demais ou ''Bad Ass'' além do limite do aceitável. Apenas normal. O que parece ser algo horrível para muitos. Eu me identifico muito com ela justamente por isto. Ela toma decisões que você para e pensa: ''é, se eu estivesse no lugar dela, faria a mesma coisa''. E é por isso que eu à acho forte.
.
Poderia muito bem ficar aqui e continuar a minha defesa, mas acho que já disse os pontos principais. Sinceramente, eu tenho duas teorias para a reprovação da Nora ser tão grande... A primeira, envolve esta necessidade doentia que muitos tem de ler livros sobre heroínas altamente idealizadas, cheias de tiradas sarcásticas, e mãos e pés à postos para chutar algumas bundas. Não me levem á mal, eu gosto deste tipo também... Mas elas não são as únicas neste mundo, não é mesmo?! A minha outra teoria é um pouquinho mais controversa, mas vou expor mesmo assim. Como a Evellyn bem disse uma vez, as garotas simplesmente não gostam da Nora por que ela namora o Patch.
.
.
O que é ridículo, estranho e doentio - tudo ao mesmo tempo!
.
Bom, a razão para esta onda hater pode não ser nenhuma das duas que eu citei acima, mas eu continuo não entendendo o por quê de tanto ''ódio'' pela garota. Eu, de verdade, gostaria de decifrar este enigma. Por isso, agora, eu pergunto para você: O que você acha da Nora Gray?! Por quê acha isto?! 
.
E o mais importante: De que lado você está?! (Rsrsrs).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...