domingo, 11 de dezembro de 2011

Resenha: Quem tem Medo do Lobo Mau?

.
''Na Minha Estante'' Adverte: A resenha e a Sinopse a seguir podem conter Spoilers ocasionais de ''O Rei de Ferro'', primeiro volume da Série ''Os Encantados de Ferro'', de Julie Kagawa.
.
Sinopse:
.
Meghan Chase era uma garota comum... até descobrir que, na verdade, é uma princesa encantada. Depois de escapar das garras do letal encantado de Ferro, Meghan precisa agora cumprir sua promessa de voltar à igualmente perigosa Corte de Inverno com seu amor proibido, o Príncipe Ash. 
.
Mas, antes, Meghan tem um pedido: ela quer ir visitar Puck, seu melhor amigo e servo de seu pai, o Rei Oberon – que sofreu ferimentos graves quando a defendia dos Encantados de Ferro. Mas o desvio de Meghan e Ash não passa despercebido. Eles chamam a atenção de um antigo e poderoso caçador – um inimigo que nem mesmo Ash pode conseguir derrotar...
.
O que eu achei?
.
Como vocês devem saber (eu espero que sim), ''Passagem Para o Inverno'' é uma pequena história que faz a transição entre os livros ''O Rei de Ferro'' e  ''A Filha do Ferro'' - da autora Julie Kagawa. Quando eu digo que ele começa do exato ponto em que o livro um termina, não estou me utilizando de nenhum eufemismo. É isto mesmo o que acontece. Então, como vou fazer esta resenha para vocês contando o mínimo de Spoilers para vocês?!
.
Bom, isto é um problema. Mas acho que posso dizer que o ritmo do conto continua o mesmo do primeiro livro da série: Frenético. Isto significa que são 50 páginas onde muita coisa acontece, mesmo em uma história tão rápida. Como a própria sinopse diz, Meghan precisa se entregar para a Corte de Inverno e, para isto, ela contará apenas com a companhia do Princípe Ash - que, se você ler qualquer sinopse da série, de cara percebe que é o interesse amoroso da protagonista. Eu realmente gosto da química do ''casal'' (será que eu posso chamar os dois assim?), da coisa toda dele ser um filho do Inverno e ela do Verão, e gosto de não poder imaginar o que se passa na cabeça dele. Pois o cara é ambíguo para caramba. E isto é ótimo...
.
Mas o que me chamou realmente a minha atenção foi o ''vilão'' da trama. Como eu disse na resenha de ''O Rei do Ferro'', a Julie Kagawa mistura vários elementos da mitologia Irlandesa, de ''Sonho de Uma Noite de Verão'' e dos Contos de Fadas à sua história. Este foi um fator que realmente me conquistou na série. E, em ''Passagem Para O Inverno'', Meghan e Ash são perseguidos por nada menos do que o maior caçador de todos os tempos: O Lobo Mau. E, se nas histórias infantis, o personagem já possui uma áurea ameaçadora, aqui ele ganha outro nível - e eu adorei isto. Sem falar que o motivo dele estar perseguindo os dois é completamente inesperado (pelo menos foi para mim).
.
Como se pode imaginar, ''Passagem Para O Inverno'' é uma leitura rápida. Até os mais lerdinhos, como eu, conseguem ler ele em uma sentada. Parte desta ''culpa'' se deve a forma maravilhosa como a Julie escreve, pois eu já tive vários problemas com contos bem menores. Mas além disto, ele é um ótimo ''preparador de terreno'' para os acontecimentos de ''A Filha do Ferro''. Então, se você - assim como eu - já foi conquistado pelo universo presente na série ''Os Encantados de Ferro'', com certeza esta é uma leitura obrigatória.
.
Meu Quote Favorito:
.
''- Você é teimosa a ponto de ser irritante - Ash murmurou, passando a mão pela cabeça. - Não sei como vou poder protegê-la, se não tem o menor senso de autopreservação.
(...)
    - Confio em você - falei, erguendo-me na ponta dos pés para aproximar meu rosto do dele, deslizando os dedos por seu estômago - Sei que vai encontrar uma solução.
    Ele me olhou ávido, a respiração acelerada.
    - Está brincando com fogo. Sabe disso, não é?
    - É estranho, considerando que é um príncipe do gel... - Não consegui terminar, porque Ash me beijou. Eu o abracei, ele passou os braços em torno da minha cintura, e por um momento o frio não conseguiu me tocar.''
Página 43 e 44.
.
Curiosidade:
.
Além deste conto, a autora escreveu outro conto sobre a série os Encantados de Ferro... Seu nome é ''Summer's Crossing'' (algo como ''Cruzando o Verão''), e - assim como o ''Passagem Para o Inverno'' - ele faz a ligação do livro ''A Rainha do Ferro'' com o quarto livro da série, ''The Iron Knight''. Eu não sei se, antes de lançar o volume 4 por aqui, a editora Underworld também vai  disponibilizar um livreto nos mesmos moldes deste, mas eu acho que não seria uma má idéia. Nos EUA, os dois contos estão disponíveis no site da autora em forma de E-Book.
.
TÍTULO: Passagem Para o Inverno
TÍTULO ORIGINAL: Winter's Passage
SÉRIE: Os Encantados do Ferro
PÁGINAS: 56
AUTOR(A): Julie Kagawa
EDITORA: Underworld
NOTA: 8,0

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...