sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Resenha: De Volta Para Casa

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
"Fazendo meu filme 3 - O roteiro inesperado de Fani" é a continuação de "Fazendo meu filme 2 - Fani na terra da rainha"
.
No mais intenso livro da série, Fani, agora com dezoito anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra. Como em um bom filme, sua vida continua cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos e ela terá de fazer escolhas difíceis e corajosas. 
.
O comovente roteiro de sua vida continua ser escrito...
.
O que eu achei?
.
Paula Pimenta é uma autora por quem eu tenho um profundo respeito. Ela não só provou que se pode escrever para jovens sem ser infantilóide - ou até mesmo paternalista, como também provou que (com muito trabalho duro) pode sim se viver como escritor no Brasil. Só estes motivos já seriam razão suficiente para tirar o meu chapéu para ela. Porém, o que me fez colocar a Paula em um patamar bem alto foi algo bastante simples: Ela, literalmente, dobrou a minha língua.
.
Eu sempre destaco este detalhe em minhas resenhas por que só Deus sabe o que eu pensava sobre os livros da série ''Fazendo o Meu Filme'' antes de por as minhas mãos neles. E, acima de tudo, hoje eu acho que  - perto do talento que a Paula tem - o reconhecimento que ela recebe hoje em dia, para mim, ainda é muito pouco. E quem me conhece sabe que isto significa um bocado.
.
Resumindo um pouquinho este ópera, as minhas expectativas  com ''O Roteiro Inesperado de Fani'' estavam lá em cima. Depois de tudo pelo o que a Dona Estefânia passou nos dois primeiros livros, eu achava difícil que a autora pudesse criar mais situações para que a menina pudesse passar. Só que nós estamos falando de Paula Pimenta e, para ela, o impossível é questão de opinião.
.
Como a própria sinopse revela, este é o volume mais intenso da série. E, com certeza, ''intenso'' é a palavra que descreve este livro. Apesar de ter um ritmo mais lento do que os seus antecessores, ''Roteiro'' nos segura do início ao fim. Muitas coisas que passaram despercebidas em ''Fani na Terra da Rainha'' tem um desdobramento maior neste, e eu realmente fui pego de surpresa com algumas revelações. Eu sei que já disse isto antes, mas - em alguns momentos - eu tive vontade de entrar no livro e dar um ''choque de realidade'' em alguns personagens... Não por estar com raiva deles, mas simplesmente por que - como eu apeguei tanto a eles - me doía vê-los fazendo as piores escolhas e agindo no momento errado.
.
Já pelo Prólogo, nós sentimos que esta não é a parte mais feliz da história da Fani - e realmente não é. Acho que, quem não tem um coração muito forte, não vai se dar muito bem com esta leitura. Mas o livro tem os seus momentos alegres, fofos e de descontração. Entre estas cenas - quem realmente rouba a cena é o ''casal Sem Noção'' Natália e Alberto. Eu simplesmente rolava de rir sempre que lia um dos e-mails deles. E por falar em e-mail, mais personagens ganham voz na narrativa através deste recurso - o que foi muito legal.
.
Acho que isto é o máximo que eu posso falar sobre este 3° volume sem soltar muito spoiler. Foi um livro que eu adorei ler, mas que - com certeza - teve um dos finais mais dolorosos com o que eu já me deparei. Realmente agora entendo o por quê de tanta gente estar desesperada pelo 4º livro da série - pois, depois de ler ''O Roteiro Inesperado de Fani'', eu também faço parte deste grupo (só não cheguei ao ponto de ameaçar a autora pelo Twitter... Rsrs). Mas tudo o que me consola é saber que o último livro já está próximo... E, de uma coisa eu tenho certeza: Com o talento da Paula, o livro quatro de história de Fani tem tudo para ser o melhor de todos.
.
E com certeza vai ter um final feliz. Assim eu espero.
.
Meus Quote Favorito:
.
''Ainda hoje, tanto tempo depois, quando tento me lembrar, meu coração dói. Algumas cenas estão completamente nebulosas, como se a minha mente tivesse apagado certas partes, em uma vã tentativa de me preservar. Quando penso em tudo o que vivemos, é como se não fosse eu que tivesse passado por aquilo, e sim uma personagem. Certas coisas não acontecem na vida real. E aqueles seis meses, hoje, parecem ser apenas parte de um filme. Um filme que não teve final.''
Página 11
.
Curiosidade:
.
Pouco tempo atrás, a Paula Pimenta lançou o seu mais novo livro, ''Minha Vida Fora de Série - 1ª Temporada''. Muitos podem saber, na verdade pode até ser meio óbvio, mas eu só descobri pouco tempo atrás que ele é uma espécie de ''spin-off'' da série ''Fazendo o Meu Filme''.
.
Ele conta a história da Priscila, uma das amigas da Fani, dois anos antes dos acontecimentos de ''A Estréia de Fani''. Desta vez, o enfoque dos livros são os seriados - e a ''2ª Temporada'' deve ser lançada apenas em Agosto de 2012.
.
TÍTULO: O Roteiro Inesperado de Fani
SÉRIE: Fazendo o Meu Filme
PÁGINAS: 424
AUTOR(A): Paula Pimenta
EDITORA: Gutenberg
NOTA: 9,0 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...