terça-feira, 11 de outubro de 2011

Resenha: Sobre Meninos e Lobos

.
''Na Minha Estante'' Adverte: A resenha a seguir pode conter Spoilers do livro anterior da série ''Os Lobos de Mercy Falls'', de Maggie Stiefvater... ''Pode conter'', mas eu me esforcei para que não tivesse! '').
.
Sinopse:
.
Em Espera, Grace e Sam devem lutar para ficar em juntos. Para ela, isso significa desafiar seus pais e manter um segredo muito perigoso a respeito de seu próprio bem-estar. Para ele, isso significa lutar contra seu passado de lobisomem... e descobrir uma maneira de sobreviver no futuro.
 .
Adicione a essa mistura um novo lobo chamado Cole, cujo passado tem o potencial de destruir toda a matilha, e Isabel, que já perdeu seu irmão para os lobos, e, apesar disso, se sente atraída por Cole.
.
O que eu achei?
.
 ''Calafrio'' foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Toda a narrativa intimista, e um tanto poética, apresentado por Maggie Stiefvater me conquistou e me fez aguardar ansiosamente pela sua continuação. Assim que lançou, não perdi tempo e fui correndo nas livrarias comprar ''Espera'', lançado por aqui pelo selo Agir. Porém, mais uma vez - graças à minha Lista (onipotente) de Leitura, eu acabei me enrolando e só lendo o volume no final de Agosto (Sim, resenha MEGA atrasada...).
.
Minhas expectativas com ''Espera'' estavam lá em cima - e, Graças à Deus, Maggie conseguiu cumprir todas. Assim como no primeiro livro, a proposta continua a mesma: Contar uma histórias regida pelo sobrenatural sob uma óptica humana, quase cotidiana. Além dos já conhecidos Grace e Sam, neste 2° livro somos apresentados à mais um casal de protagonistas: Isabel e Colin. E os dois lados não poderiam ser mais diferentes. Enquanto o primeiro casal tem uma relação natural e tranquila, onde o ritmo é ditado como folhas secas caindo ao vento, o segundo é frenético e incontrolável - quase chegando ao ponto do bruto. Tanto Colin quanto Isabel possuem um passado marcado que ainda não foi cicatrizado, e isto impera em suas vidas.
.
Apesar das diferenças, eles formam um grupo distinto, que nos leva em uma viagem onde a dor é uma eterna amiga dos breves momentos de felicidade. Sam e Colin, de lados completamente opostos, precisam se adaptar às suas novas vidas, Isabel é obrigada à amadurecer mais rápido do que esperava e Grace... Bom, é nela em que se concentra as maiores partes do drama que o livro carrega. É o seu futuro (bastante incerto nesta continuação) que marca o tempo presente na narrativa, e - para completar - a sua relação com seus pais só parece se deteriorar à cada dia mais...
.
Falando sobre os pais da Grace, eles são um capítulo à parte. No primeiro livro, eles eram figuras distantes - ocupados demais com suas próprias vidas e um com o outro para darem atenção à Grace. Neste segundo, as coisas mudam de figura... Se você ''gostava'' deles em ''Calafrio'', assim como eu, vai passar à odiá-los. Mesmo com o coração partido, tenho que reconhecer que a forma como a autora construiu esta família completamente disfuncional, para mim, é genial - e visivelmente natural.
.
Na minha opinião, um dos grandes trunfos de Maggie Stiefvater é justamente este: contar uma história Sobrenatural, onde as relações humanas se sobrepõem e governam o ''mágico''. Muitos podem dizer que a precursora deste estilo de narrar foi Stephenie Meyer mas, aos meus olhos, quem escreve de forma maestral é autora de ''Os Lobos de Mercy Falls''. Sem se deixar perder ao meio do fantástico, Maggie conduz a sua história de forma única, poética e - ironicamente - real.
.
E esta é toda a diferença desta série para qualquer outra sobre Lobos (quiçá outros seres mitológicos) hoje em dia...
.
Meus Quotes Favoritos:
.
''- Isabel Rosemary Culpeper, você poderia me dizer o que um rapaz ''nu'' está fazendo nesta casa?
    - O que é que você acha? - respondeu Isabel - O que você acha que estou fazendo com um rapaz nu nesta casa? O dr. Narigudo não avisou que eu talvez aprontasse se vocês continuassem a me ignorar? Bom, é isso mãe! Estou aprontando! Tudo bem, continue encarando! Espero que goste!''
Páginas 88 e 89
.
''- Quer conversar? Ótimo. Converse. Conte para mim algo que jamais contou a outra pessoa.
    Pensei por um instante.
    - As tartarugas possuem o segundo maior cérebro entre todos os animais do planeta.
    Isabel levou apenas um segundo para processar a informação.
    - Não tem, não.
    - Eu sei. Por isso não contei a ninguém antes.''
Página 137
.
Curiosidade:
.
Maggie Stiefvater pode parecer uma simples dona de casa da Virgínia, mas certamente ela não é... Além de escrever livros para o público Jovem Adulto, ela também é compositora, toca vários instrumentos musicais e é artista-plástica. Seus trabalhos mais famosos entre seus fãs são os vídeos feitos apenas com recortes de papel e stopmotion. São trabalhos tão delicados, e tão incríveis que - se rendendo à  pedidos dos leitores da série dos Lobos de Mercy Falls - ela fez um Booktrailer para Forever (o terceiro e último volume da trilogia) neste estilo. 
.
Vejam com os seus próprios olhos como este vídeo é incrível:
.
.
A trilha sonora, é claro, também é da Maggie Steifvater... E se vocês reparem bem na estante da autora, vão poder encontrar a lombada da edição brasileira de ''Calafrio''. '')
.
TÍTULO: Espera
TÍTULO ORIGINAL: Linger
SÉRIE: Os Lobos de Mercy Falls
PÁGINAS: 359
AUTOR(A): Maggie Stiefvater
EDITORA: Agir
NOTA: 9,5

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...