quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Resenha: Direto do Túnel do Tempo...

.

''Na Minha Estante'' Adverte: A resenha a seguir pode conter Spoilers dos livros anteriores da série ''Fallen'', de Lauren Kate... ''Pode conter'', mas eu me esforcei para que não tivesse! '').
.
Sinopse:
.
Luce morreria por Daniel. E morreu. De novo e de novo. Ao longo do tempo, Luce e Daniel se encontraram somente para serem dolorosamente separados: Luce morta, Daniel deixado machucado e sozinho. Mas talvez não precise ser dessa maneira... Luce está certa que algo - ou alguém - em uma vida passada pode ajudá-la em sua vida presente. Então ela começa a jornada mais importante desta vida... voltando eternidades para presenciar em primeira mão seus romances com Daniel... e finalmente descobrir o segredo para fazer seu amor durar. Cam e a legião de anjos e Exilados estão desesperados para pegar Luce, mas nenhum deles está tão agitado quanto Daniel. Ele vai atrás de Luce através de seus passados em comum, com medo do que pode acontecer se ela reescrever a história. Porque então seu romance corre o risco de acabar... para sempre.
.
O que eu achei?
.
O que eu posso dizer sobre ''Paixão''?!
.
Para começar, acho que devo lembrar que eu esperei muito por ele. Tudo bem, nem foi tanto assim - já que eu comprei ele na Bienal umas duas semanas depois de ter terminado o meu ''Tormenta''... Mas, enfim, minhas expectativas estavam muito altas depois que eu li o segundo volume da série. O que não foi muito bom, já que este livro não chegou nem perto do que eu esperava que ele seria.
.
Antes de mais nada, eu acho que devo esclarecer uma coisa: apesar de ter sido publicado como o 3° livro da série, ''Paixão'' é em sua essência um Compannion Book. O que eu quero dizer com isto? Bom, esta informação me fez muita falta durante a leitura... O ritmo de um Compannion é completamente diferente de uma sequência ''normal'', e se eu soubesse disto um pouco antes, teria entendido melhor a proposta da autora.
.
Como um Compannion Book, a principal função deste livro é entender a maldição que recai sobre a Luce e o Daniel e, principalmente, mostrar como o amor dos dois é forte e ultrapassa as barreiras do tempo... Este último tema eu achei meio desnecessário, já que ''desde-o-primeiro-capítulo-do-primeiro-livro'' eu já tinha entendido isto melhor do que a própria Luce (exagerado?!), mas eu achei válido a forma como a autora usou as viagens no tempo para explicar o primeiro.
.
Tudo bem, confesso que chegou em um momento do livro que ler sobre tantas vidas passadas começou a me deixar enjoado com a estória, mas a idéia inicial foi bastante legal - e acho que a Lauren só não soube aproveitá-la de uma forma mais adequada (e menos cansativa...). Mas tirando estes pequenos detalhes que me irritaram (tipo ''a volta do ritmo lento'', ''a explicação do óbvio'' e ''o uso exagerado de um mesmo recurso de escrita''), eu gostei de ''Paixão''... reconheço que esperava muito mais dele, mas - em compensação - ele trouxe algumas surpresas legais.
.
A primeira delas foi a divisão de ponto de vistas. Desta vez, além de entrarmos na cabeça da Luce, nós conhecemos também o ponto de vista e as motivações do Daniel. Em segundo, nós entendemos melhor a relação do Cam e do Daniel, e vemos que ele nem sepre foi o demônio que ele é agora (o que para mim foi ótimo, já que eu não faço parte do time de adoradores dele). E por último, mas também o mais importante: Nós conhecemos o vilão da série.
.
Esta surpresa foi a que mais me agradou, sem sombras de dúvidas. Só depois que ele apareceu foi que eu percebi que a série não tinha realmente um grande personagem do Lado Negro da Força. Mas ele não é só mais um ''grande'' vilão... Na verdade, ele é ''o grande'' vilão. Eu consigo enchergar uma gama de possibilidades que esta figura pode representar na série, e isto pode ser muito bom ou muito ruim para a minha relação com a mesma - caso a autora não corresponda mais uma vez à nenhuma das minhas expectativas.
.
Em grandes partes, acho que se esta ''pessoa'' não tivesse aparecido na trama, eu não teria sido mais favorável à este terceiro livro da série. Mas ela apareceu, e é isto o que importa no final... O que foi um grande acerto por parte da autora. Só espero não estar enganado, e este grande acerto se transformar em um grande erro.
.
Meus Quotes Favoritos:
.
''- O que você está fazendo aqui? - a voz dela tremeu diante do esforço de parecer surpresa.
    Ele pareceu não notar. Correu até ela e abraçou-a.
    - Salvando a sua vida.
    - Como você entrou?
    - Não se preocupe com isso. Nenhum mortal e nenhuma rocha pode impedir um amor tão verdadeiro quanto o nosso. Eu sempre a encontrarei. ''
Página 341
.
'' - Você é... - Luce não pôde terminar a frase. (...)
    - O Vilão? - (...) - Surpresa! - Ele alongou a palavra por tanto tempo que Luce teve certeza de que ele começaria a tossir, encurvado, mas isso não aconteceu.
    - Mas você me ensinou tanto, ajudou-me a descobrir... Por que você...? Como? (...)
    - Eu estava te enganando. É o que eu faço, Luce.''
Página 347
.
Curiosidade:
.
No final de setembro (ou foi no começo de outubro?), a autora Lauren Kate anunciou no Twitter que a série '''Fallen'' ganhará mais um livro... Na verdade ele é uma antologia, e seu nome é ''Fallen in Love'' (nome mais brega impossível...). A autora já escreveu este ''quinto volume'', ele deverá sair nas livrarias internacionais já em Fevereiro - época do Valentine's Day e um pouco antes do quarto e último volume da série. Eu tentei entrar em contato com a Galera, para saber se eles iriam publicar o livro por aqui, mas eles não me responderam... Ou seja, só nos resta esperar e ver o que vai acontecer (ou ler em inglês, para quem está muito ansioso... infelizmente, não é o meu caso).
.
TÍTULO: Paixão
TÍTULO ORIGINAL: Passion
SÉRIE: Fallen
PÁGINAS: 377
AUTOR(A): Lauren Kate
EDITORA: Galera
NOTA: 7,0

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...