sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Resenha: Quando um Raio Cai...

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Mandaram que eu escrevesse um relato, em primeira pessoa, sobre o que aconteceu comigo, falando toda a verdade e nada mais do que a verdade. Então tá. O que aconteceu comigo: fui atingida por um raio. Tudo culpa da Ruth, que resolveu que queria voltar da escola andando, para queimar uns quilinhos... Acabou que eu é quem fui queimada.
.
Mas logo as coisas começaram a mudar. Quando acordei no dia seguinte, de alguma forma sabia onde estavam as duas crianças cujas fotos estampavam a caixa de leite, aquelas do Disque-Desaparecidos, sabe? Pois é. Eu tinha certeza absoluta sobre onde elas estavam. O problema é que eu achava que estava fazendo uma coisa boa! Liguei para o Disque-Desaparecidos e avisei à simpática senhorinha onde estavam essas duas crianças, e depois mais outras... Até que dois não-tão-simpáticos agentes federais apareceram na minha escola para conversar comigo. Até parece! Agora sou foragida da justiça, tenho que ajudar um dos meninos que foram encontrados e ainda preciso disfarçar o quanto o motoqueiro da sala de detenção mexe comigo... Ainda bem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar... Certo?
.
O Que eu Achei?
.
Uma pergunta que eu sempre me faço é: como a Meg Cabot consegue criar tantas histórias diferentes, com personagens tão diferentes em cada uma delas? Não é segredo para ninguém que há muito tempo eu sou fã da autora, mas é sempre muito bom poder ver a evolução do seu estilo narrativo e - principalmente - a constante re-invenção de suas tramas.
.
''When Lightning Strikes'' (ou ''Quando Cai o Raio'', como foi lançado por aqui) é um ótimo exemplo disto. Se eu pudesse agrupá-lo em algum gênero literário, com certeza eu diria que o livro estaria mais para uma ficção científica teen do que para um romance sobrenatural. Sem falar na forma como a autora encontrou para narrar a trama: os capítulos nada mais são do que partes do depoimento dado pela protagonista ao governo dos EUA (Uma longa história).
.
Neste primeiro volume da série ''1-800-Where-R-You'' (ou, simplesmente, ''Desaparecidos''), nós conhecemos Jessica Mastrianni, uma garota não muito típica que vive em uma cidade do estado de Indiana. Tudo corria bem (ou o mais próximo que podemos  chamar de ''bem'' para os padrões de Jess) até que, enquanto fazia o caminho de volta de sua escola para casa, ela é pega desprevenida no meio de uma tempestade e... Kabum! É atingida por um raio.
.
Não, a garota não vira churrasquinho. E, sim, foi um milage.
.
Depois deste ''acidente'', sempre que Jessica vai dormir, ela sonha com crianças desaparecidas e suas localizações. Para qualquer outro personagem, isto não seria problema nenhum - além, é claro, de um ótimo tópico para conversas durante o jantar. Mas estamos falando de Jess (Aka A Defenssora dos Fracos e Oprimidos), o que significa que, à partir daquele momento, sua vida iria se tornar uma completa bagunça.
.
De crianças desaparecidas que não querem ser encontradas, até problemas bem sérios com uma agência Ultra Secreta do Governo, tudo isto nos é apresentado de uma forma verossímel através da narração sagaz e irônica da protagonista de Meg Cabot. Para os amantes de Romance, este elemento se encontra presente no livro pela figura do aspirante à deliquente juvenil Rob Wilkins. Além disso, a autora flerta também com questões mais sérias, o que foi o que mais me surpreendeu - mesmo com o assunto sendo tratado de um jeito leve e despretencioso.
.
Com um ritmo àgil, uma narrativa divertida e personagens que nos conquistam fácil, ''When Lightning Strikes'' é mais um delicioso livo de Meg Cabot que não pode faltar na sua estante.
.
Curiosidade:
.
A série ''1-800-Where-R-You'' deu origem à série de televisão canadense/americana chamada "1-800-MISSING", lançada em 2003. Assim como nos livros, a protagonista Jess também é ''atingida'' por uma raio e passa a sonhar com pessoas desaparecidas. Além disto, ela e sua família também vivem em Indiana. Mas as semelhanças param por aí. No seriado, Jessica é mais velha do que a personagem original (20 anos no folhetim, contra 16 do livro), sua mãe é viúva e e a garota só tem um irmão (enquanto na história que deu origem, a garota possui dois irmãos mais velhos). Com seus dons, a jovem passa a trabalhar para a polícia da cidade e começa a investigar os casos com a ajuda deles (muito diferente da versão criada pela Meg, onde a Jessica é praticamente uma ''fugitiva'' do governo.) 
.
 A do lado esquerdo com cara de tapada ''supostamente'' é a Jess. ''Supostamente''
.
A série teve apenas três temporadas exibidas no Canadá/EUA, mas atualmente ela pode ser vista em exibição todas as quintas-feiras, às 22 horas, no Canal brasileiro CNT, com o nome de ''Desaparecidos'' (o mesmo nome da série de livros aqui no país).
.
ps: Eu já assiti à um episódio da série e... Não, não é nem um pouco parecido com o livro. Sem falar que a Jessica deles está mais para Bella Swan do que Jessica Mastrianni. Enfim, Tia Cabot nunca teve sorte com adaptações.
.
Meus Quotes Favoritos:
.
''Na TV, quando uma pessoa tem que dar um depoimento, há sempre alguém que escreve para elas enquanto elas falam, e então tudo o que eles têm de fazer é assinar depois que ler. Além disso, eles tem café e rosquinhas e outras coisas. Tudo que eu tenho é um monte de papel e está caneta. Nem mesmo uma Coca diet.
       Esta é apenas mais uma prova de que tudo que você vê na TV é uma mentira.''

.
pág. 1
.
''Quando acordei na manhã seguinte, eu sabia duas coisas de imediato. Um, eu não tinha morrido de um ataque cardíaco durante a noite. E dois, Sean Patcrick O'Hanahan estava em Paoli, enquanto Olivia Marie D'Amato estava em Nova Jersey.
      Isso são três coisas, eu acho. Mas os outros dois foram totalmente aleatórios.''
.
pág. 57
.
TÍTULO: When Lightning Strikes
SÉRIE: 1-800-Where-R-You (Desaparecidos)
PÁGINAS: 266
AUTOR(A): Meg Cabot
EDITORA: Simon Pulse Teen Fiction
NOTA: 8,0

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...