domingo, 28 de agosto de 2011

Resenha: Sombras do Passado

.
''Na Minha Estante'' Adverte: A resenha a seguir pode conter Spoilers dos livros anteriores da série ''Fallen'', de Lauren Kate... ''Pode conter'', mas eu me esforcei para que não tivesse! '').
.
Sinopse:
.
Quantas vidas você precisa viver antes de encontrar alguém que valha a pena morrer? Como consequência do que aconteceu na Sword & Cross, Luce foi escondida por seu namorado que é um anjo amaldiçoado, Daniel, em uma nova escola repleta de Nephilim, descendentes de anjos caídos e seres humanos. Daniel prometeu que ela estará segura aqui, protegida daqueles que querem matá-la. Na escola a Luce descobre o que as Sombras que a seguiram durante toda a sua vida significam – e como manipulá-las para ver dentro de suas outras vidas. Ainda assim, quanto mais a Luce aprende sobre si mesma, mais ela percebe que o passado é sua única chave para desbloquear seu futuro… e que Daniel não lhe disse tudo. E se a versão dele do passado não é bem como as coisas realmente aconteceram… e se a Luce era para estar realmente com outra pessoa?
.
O que eu achei?
.
Até pouco tempo atrás, eu não sabia muito bem o que pensar da série ''Fallen''. Depois de terminar o primeiro volume, eu fiquei com várias dúvidas na cabeça - e nem sabia se tinha gostado ou não do livro. Foi meio complexo. Eu tinha até gostado do ambiente criado por Lauren Kate e gostei bastante da narrativa da autora. Mas foi só isto. A maioria dos personagens não me agradou e muitos fatos ficaram confusos para mim, como as cenas de ''ação'' e a mitologia dos Anjos (que para mim - até então - era totalmente WTFH?!).
.
Minha reação ao terminar de ler Fallen.
.
A confusão era tanta que decidi esperar a minha leitura de ''Tormenta'' para decidir qual seria o posto que a série ocuparia na minha lista de livros. E logo adianto: Não esperava NADA deste livro. E acho que foi isto o que me ajudou tanto durante o tempo (3 dias) que me dediquei à ele. Como não tinha expectativa nenhuma em cima dela, a história acabou que me fisgou. E muito.
.
Para começar, depois de ''Tormenta'', percebi que ''Fallen'' não passou de um enorme, gigantesca e modorrenta Introdução. Uma introdução que poderia MUITO BEM ter sido contado nos 10 primeiros capítulos do segundo volume. Enquanto o primeiro livro dava voltas em círculos até empurrar todos os acontecimentos e revelações de uma vez só nos momentos finais, neste tudo já está encaminhado e começamos em um ritmo mais acelerado. Como não há mais ''segredos'' sobre o universo em que a história se passa, Lauren dedica mais tempo aprofundando a sua mitologia para o mundo Celeste, e esta parte foi muito legal. Tipo, muito legal mesmo!
.
Velhos personagens voltam, e novos são apresentados. Meus preferidos com certeza foram a Dawn, a Shelby e os ''professores'' Steve, um demônio, e Francesca, uma anjo - que por acaso são um casal. Depois de tudo o que aconteceu na Sword e Cross, Luce agora tem que ficar escondida na Academia Shoreline - uma espécie de internato conhecido por ''abrigar'' Nefilins. Esta mudança de cenário contribui e muito para a história, e - enfim - a protagonista começa a entender um pouco a natureza dos Anunciadores (o que foi um passo tanto, apesar de eu ainda achar que tocar naquelas ''sombras'' é algo meio nojento!).
.
O progresso que vemos em ''Tormenta'', se comparado à ''Fallen'', com certeza é indiscutível. Tudo bem, mais perguntas são lançadas ao ar, mas eu não me senti tão perdido com o fim do 2° quanto eu me senti no 1°. Enfim eu consegui entender a ''dimensão'' que a autora deu para o seu mundo de Luz e Sombras e a importância que tem o relacionamento de Luce e Daniel nesta história toda - ainda mais quando ela saiu de ''cima do muro'' e falou abertamente sobre Fim dos Tempos, ''Aquele-Que-Muitos-Não-Nomeiam'' (Harry Potter, oi?!) e - é claro - Deus, sem paracer uma manhã na catequese ou na Escola Bíblica Dominical (elementos que fazem MUITA falta nos livros YA sobre anjos atuais, e que parecem ser um ''tabu'' para os autores do gênero).
.
O final de ''Tormenta'' é um capítulo à parte. Muita coisa acontece e, quando vemos, o livro já acabou. Mas não da forma brusca como o ''Fallen''. Ele tem uma Cliffhanger enorme?! Sim, é claro. Mas não é confusa, e só nos deixa mais ansiosos, e alarmados, e desesperados pelo 3° volume: Paixão.
.
E, sim... Eu estou deseperado para ler ''Paixão''.
.
Meus Quotes Favoritos:
.
''- Luce - disse Miles, interrompendo seus pensamentos - A razão pela qual as pessoas a observam é por que todo mundo ouviu falar sobre você e Daniel, mas ninguém sabe a história verdadeira.
     - Então, em vez de simplesmente me perguntarem...
     - O quê? Se vocês dois realmente transam nas nuvens? Ou se a imensa, você sabe, ''glória'' dele assusta sua mortal... (...) Talvez seja muito pessoal para perguntar. ''
páginas 70 e 71
.
''- Na maior parte do tempo, nem sei por que ele gosta de mim.
     - Qual é - gemeu Shelby - Não seja uma dessas meninas. Ele é bom demais para mim, blábláblá. Vou te chutar para a mesa de Dawn e Jasmine. Essa é a especialidade delas, não a minha.''
página 324
.
- Acho que Daniel vai gostar - começou Ariane, em seu tom mais intimo para começar - Não que você esteja fazendo isto para Daniel. Está? (...)
     - Você sabe o que eu sempre gostei em Miles? Ele gosta de você pelo o que você é e não pelo o que faz com seu cabelo.
     - Se vocês duas querem ser tão óbvias, por que não colocar logo camisas indicando Time Daniel e Time Miles?
     - A gente podia encomendar algumas - disse Shelby.
     - A minha está lavando - devolveu Ariane.''
página 344
.
Curiosidade:
.
Meio Brasil já deve saber, mas a Lauren Kate vem ao país em setembro para lançar o 3° livro da série ''Fallen'' por aqui. Além de outras capitais, ela vai estar presente na edição deste ano da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que por acaso eu vou... Então, se você é como eu e não vai perder esta oportunidade, a Lauren vai estar dia 10 de setembro no Riocentro para uma palestra e uma sessão de autográfos. 
.
As senhas para a sessão de autógrafos, que deverá comecar às 14 horas da tarde, começam a ser distribuídas às 10 horas da manhã, no stand da Record. A palestra deve ocorrer ao Meio-Dia, no auditório do evento. Nos vemos por lá!  '')
.
TÍTULO: Tormenta
TÍTULO ORIGINAL: Torment
SÉRIE: Fallen
PÁGINAS: 391
AUTOR(A): Lauren Kate
EDITORA: Galera
NOTA: 8,0

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...