sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Resenha: Morto e Desaparecido

.

''Na Minha Estante'' Adverte: A resenha a seguir pode conter Spoilers dos livros anteriores da série ''Academia de Vampiros'', de Richelle Mead... ''Pode conter'', mas eu me esforcei para que não tivesse! '')
.
Sinopse:
.
A vida da guardiã Rose Hathaway nunca será a mesma. O recente ataque a Academia St. Vladimir devastou todo o mundo Moroi. Muitos estão mortos. E, pelas poucas vitimas carregadas pelos Strigoi, o destino deles é ainda pior. Uma rara tatuagem agora adorna o pescoço de Rose, uma marca que diz que ela matou Strigoi demais para contar. Mas apenas uma vitima importa… Dimitri Belikov. Rose agora deve escolher, um de dois caminhos bem diferentes: continuar ao lado de sua amiga, a princesa Lissa – ou, abandonar a academia para sair sozinha em uma caça para matar o homem que ela ama. Ela terá de ir ao fim do mundo para encontrar Dimitri e manter a promessa que ele implorou para ela fazer. Mas a pergunta é, quando a hora chegar, ele irá querer ser salvo? Agora, com tudo em jogo – e mundos de distancia da St. Vladimir e sua desprotegida e vulnerável, e recentemente rebelde, melhor amiga – Rose pode encontrar forças para destruir Dimitri? Ou, ela vai se sacrificar para ter uma chance em um amor eterno?
.
O que eu achei?
.
Depois de ''Tocada pelas Sombras'' (já resenhado aqui no blog), a série Academia de Vampiros - mais conhecida pelos fãs simplesmente como VA - entrou definitivamente na minha seleta (e muito exclusiva) lista de livros ''Must Reads''. Eu sabia... quero dizer, esperava que os próximos volumes da saga seriam tão  bons quanto o 3° foi, mas eu duvidava seriamente que alguns deles pudessem superar o posto de ''favorito'' que o livro ocupou.
.
Mas eu me enganei.
.
Agora que eu finalmente terminei a minha leitura de ''Promessa de Sangue'', eu posso dizer com todas as letras que este 4º volume é, sem sombra de dúvidas, o melhor livro da série (levando em consideração apenas os títulos que já foram lançados oficialmente aqui no Brasil). Para se ter uma simples idéia, enquanto a leitura da tradução de ''Shadow Kiss'' me consumiu dois dias inteiros, com a sua continuação eu precisei de apenas duas noites para chegar à sua última página.
.
Acho que, o que me motivou tanto nesta sequência de VA foi o frescor e a renovação que a autora deu ao livro, mudando o cenário da história - deixando um pouco o ambiente fechado da Escola São Vladimir e nos obrigando a desbravar lugares diferentes. É um verdadeiro Travel Book. Já no primeiro capítulo nós nos deparamos com Rose em plena Rússia, em constante movimento, movida plena e unicamente pela ''promessa'' que ela fez ao seu então namorado Dimitri Belikov. Durante a viagem da dampira, nós conhecemos novos personagens (como Sidney, a humana Alquimista, e o misterioso Aby), nos hospedamos na casa dos Belikov, vemos jovens dampiros que seguem caminhos diferentes além de serem Guardiões  e somos introduzidos em uma perigosa facção de Strigoi. 

Mas a viagem não se limita só ao sentido literal... Em ''Promessa de Sangue'', Rose deixa de ser somente ''reativa'' e passar também a ser mais introspectiva. Ela continua em ''luto'' pelo acontecimentos do final do 3° livro mas, não se preocupe, não é de um jeito chato - estilo Bella Songa Swan - e sim da maneira ''Richelle Mead''. Apesar de estar distante, ela também continua por dentro do que se passa na Academia, e eu realmente achei brilhante a forma como a autora usou o Laço da Rose com a Lissa para alternar os pontos de vista da história.
.
Mas não é só por isto que me orgulho tanto por este volume. Quando a protagonista finalmente ''encontra'' o seu objetivo, nós mergulhamos em um submundo sombrio e, ao mesmo tempo, atraente. A tensão deixa de ser estravazada através de cenas de luta, e cada palavra e descrição ganham um peso velado, repleto de mensagens não ditas. Foi a partir deste momento que eu não consegui me desgrudar mais do livro, e só finalmente susseguei quando já eram 4 horas da manhã e a leitura tinha terminado.
.
O final de ''Promessa de Sangue'' é de cortar o coração. Ele é redondo e conclui corretamente a trama abordada, mas o seu desfecho é tão agridoce e suas ''pontas soltas'' são tão estarrecedoras que a minha ansiedade pela continuação só aumentou. Ainda não se sabe quando a editora deverá lançar ''Laço do Espiríto'' (pura tradução livre e literal... Sabe-se lá o que o povo doido da Agir vai decidir para ser o título do 5° livro) por aqui, mas desde já eu faço um apelo: Por favor, não demorem com a publicação dele. Eu sei que já poderia o ter lido em inglês, mas forças maiores (leia-se ''Minha Irmã'') não me permitem. Isto é tudo o que eu posso fazer e acho que o meu coração não vai aguentar até eu ler o último parágrafo, do último livro.
.
Será que com esta carinha a editora Agir atenderia ao meu ''apelo''?
.
Meus Quotes Favortios:
.
''- Os alquimistas só dão as caras quando problemas aparecem, e você traz problemas para onde quer que vá. Mas tome cuidado. Eles são fanáticos religiosos.
     - Isto é meio radical - comentei. A fé de Sydney não parecia ser algo ruim.
     - Só não a deixe que a convertam - E deu uma piscadela - Gosto de você como a pecadora que é.''
página 57
.
''(...) Só por que gosto de você, não significa que deixei de vê-la como um ser maligno da noite. Você é.''
página 148
.
''- Roza - A voz possuía aquela mesma gravidade maravilhosa, o mesmo sotaque... só era mais gélida - Você esqueceu  minha primeira lição: Não hesite.''
página 250
.
''Está bem, Deus'', eu pensei. ''Me tire dessa, e vou parar de faltar tanto à missa. O Senhor me poupou de um bando de Strigoi esta noite. Quer dizer, (...) sem dúvida o Senhor deve ter mexido uns pauzinhos. Me deixe sair daqui e vou... sei lá. Doar do dinheiro do Adrian aos pobre. Ser batizada. Entrar para um convento. Bom, não. Essa última não''.
página 366
.
Curiosidade:
.
Apesar de nos EUA a série já ter terminado,  o universo criado pela autora Richelle Mead continua à toda. Além das adaptações que VA está ganhando para o mundo das Graphic Novels (o primeiro - O Beijo das Sombras - já lançado por lá, e o segundo - Aura Negra - deve sair ainda este ano), as histórias dos Moroi, Dampiros, Strigoi e Alquimistas continuam com a série ''Spin-Off'' Bloodlines, cujo o primeiro volume saiu do prelo recentemente, e tem como protagonistas os coadjuvantes de Academia de Vampiros - entre eles o Adrian Ivashkov.
.
TÍTULO: Promessa de Sangue
TÍTULO ORIGINAL: Blood Promise
SÉRIE: Academia de Vampiros (VA)
PÁGINAS: 446
AUTOR(A): Richelle Mead
EDITORA: Agir
NOTA: 9,0

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...