sábado, 23 de julho de 2011

Resenha: Beijo Sombrio

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas re-gras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?
.
O Que eu Achei?
.
Arrebatador. Esta foi a palavra que me passou pela cabeça assim que completei as mais de 350 páginas deste 3° volume da série ''Academia de Vampiros''. Foi uma leitura que tirou o meu fôlego, e me fez recuperar um ritmo de leitura acelerado que eu não experimentava à muito tempo, mesmo estando de cama e chapado de remédios durante um período de uma semana.
.
Foi algo surpreendente - mesmo sabendo que, depois do ótimo ''Aura Negra'', a série não tinha como me decepcionar. Só que ''Tocada pelas Sombras'' fez muito mais do que superar as minhas expectativas. Na verdade, com este número, a Série ''Academia de Vampiros'' subiu do posto de ''Saga Favorita'', para o meu seleto grupo de ''Must Reads'' - cujo patamar é ocupado apenas por exemplares do ''nipe'' de Harry Potter e Jogos Vorazes.
.
Neste novo volume, Richelle Mead complica ainda mais as coisas para a vida da guardiã Dampira Rose Hathaway. Para começar, a aprendiz se vê diante do julgamento de Victor Dashkov, que pode de fato sair da prisão e contar coisas que ela não pretende revelar para ninguém, como o seu relacionamento secreto com o seu ''professor'', Dimitri Belikov. Além disto, a garota começa a ver fantasmas do seu passado por onde ela ande - além de descobrir coisas sobre a sua ligação com sua melhor amiga, a princesa vampira Lissa Dragomir, que fariam qualquer um pirar... literalmente.
.
Uma das coisas que mais me conquistou nesta sequência de VA é que Richelle fez muito bem o seu trabalho de casa. Além de aprofundar ainda mais a personalidade dos personagens (a partir deste livro eu comecei a enxergar como a Lissa realmente é, e fico me perguntando: Como a Rose pode ser amiga dela?!), ela liga os fatos de forma tão concreta que tudo o que acontece no livro tem uma explicação para estar lá, e mesmo que você tente, não consegue encontrar nenhum furo aparente na construção do livro.
.
Para quem gosta de romance, o relacionamento de Rose e Dimitri ganha novas cenas de arrepiar (''arrepiar'' mesmo, em todos os sentidos), sem falar nas cenas de ação, repletas de consequências e desfechos dramáticos, como só a Richelle consegue fazer. Perdi as contas de quantas vezes eu ri, prendi a respiração e até mesmo chorei lendo ''Tocada Pelas Sombras'' (sim, temos cenas de pura TENSÃO neste volume).
.
E, depois de virar a última página, e ler os agradecimentos da DIVA Richelle, tudo o que eu podia pensar era: Como eu deixei este livro tanto tempo na minha lista de espera?!
.
Sem mais palavras. Simplesmente MUST READ!!!
.
Quem Me Conquistou?
.
Para mim, Rose Hathaway é uma da melhores protagonistas de YA dos últimos tempos. Estaria mentindo se eu não dissesse que ela é a minha personagem preferida da série, por que ela é. Na verdade, é muito mais do que isto. Eu tenho é uma QUEDONA por ela. Sei que ela é mandona, encrenqueira, briguenta, cabeça-dura, boca-suja, nem um pouco feminina, muito areia para o meu caminhãozinho, mas não tem jeito... Ela é a paixão da minha vida! (É, sentiram o clima ''Forever Alone'' que eu ando ultimamente). Mas não é só isso. Rose tem personalidade... Forte, mas tem. E, hoje em dia, isto meio que já está virando uma exceção no mundo da literatura jovem-adulta, em meio a enxurrada de Bella's Wannabe que temos visto ultimamente. O que é triste, pois o mundo seria muito melhor com mais Roses caminhando por ele.
.
Meus Quotes Favoritos
.
'' Durante meio minuto me perguntei se eu estava mesmo acordada. Talvez eu ainda estivesse na cama, dormindo e sonhando.
    Por que certamente, certamente, essa era a única explicação para o que eu estava vendo na minha frente, no gramado da Escola, espreitando à sombra de um velho carvalho retorcido.
    Era o Mason.''
.
página 20
.
''Ao fazer isto, me dei conta de quanto estava sendo uma menina mimada e irritante. No entanto, se eles houvessem acabado de ter uma participação involuntária na vida sexual da melhor amiga deles, se tivessem visto um fantasma, e mal conseguido dormir, eles também teriam se comportado como meninos mimados. E além do mais, eu estava prestes a passar seis semanas com Christian Ozera. Ele era sarcástico, difícil e fazia de tudo uma piada.
    Na verdade, ele era muito parecido comigo.
    Seriam seis longas semanas.''
.
página 35
.
''-Hã, Majestade... houve algum engano. Não existe nada rolando entre mim e Adrian.
    - Você acha que eu sou idiota? - perguntou ela.
    Uau. Que oportunidade.
    - Não, Majestade.''
.
página 182
.
''Havia uma mancha negra enorme atrás de Andre que crescia mais e mais. Ele apontou para mim e, então, apontou para a mancha. Eu sabia, mesmo sem entender como, que aquela era a entrada para o Mundo dos Mortos, o mundo para o qual eu tinha ido e do qual eu tinha voltado. Andre, que era da minha idade quando morreu - apontou para lá de novo. Seus pais também. Eles não precisavam falar para eu entender o que diziam: Você não deveria estar viva. Precisa voltar conosco...
    Eu comecei a gritar. E gritar.''.
.
página 213
.
''Eu olhava fixamente para os restos queimados. Apenas alguns instantes atrás, eu esperava morrer. Agora, era o meu algoz que estava morto. Eu fiquei tão chocada ao perceber como estivera perto da morte. Vida e morte, tão imprevisíveis, tão perto uma da outra. Existíamos de momento em momento, nunca sabendo quem seria o próximo a deixar este mundo. Eu ainda estava parada olhando para as cinzas e, quando olhei para cima, tudo me pareceu tão doce e bonito. As árvores, as estrelas, a lua. Eu estava viva - e estava feliz com isso''.
.
página 316
.
Minha Playlist
.
Música: Crazy - Artista: Gnarls Barkley
.
Às vezes eu faço umas ligações muito loucas... E, talvez, linkar esta canção com ''Tocada Pelas Sombras'' seja uma delas. Mas não tem jeito. Em vários momentos da leitura, eu enxerguei a Rose exatamente como a música é. Na verdade, para quem já leu o livro, poderá ver que a letra fala MUITO sobre este 3° volume da série VA - mesmo uma coisa não tendo relação nenhuma com a outra...
.
Loucura?! Imagina.
.
TÍTULO: Academia de Vampiros - Tocada pelas Sombras
TÍTULO ORIGINAL: Shadow Kiss - A Vampire Academy Novel
SÉRIE: Academia de Vampiros (VA)
PÁGINAS: 382
AUTOR(A): Richelle Mead
EDITORA: Agir
NOTA: 9,0

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...