quinta-feira, 28 de julho de 2011

Coluna: Da Estante Para as Telonas #2

.
''Na Minha Estante'' adverte: A resenha a seguir pode conter Spoilers ocasionais da trama abordada... Não que vá interferir em alguma coisa, mas é só para não falarem que eu não avisei!
.
.
Sinopse do Filme:
.
Na segunda parte do final épico da série, a batalha entre o bem e o mal no mundo da magia se torna uma guerra entre centenas de bruxos. Os riscos nunca estiveram tão altos e nenhum lugar é seguro o suficiente. Assim, Harry Potter precisa se apresentar para fazer o seu último sacrifício, enquanto o confronto final com Lorde Voldemort se aproxima. Tudo acaba aqui.
.
Trailer:
.
.
O Que eu Achei?
.
Falar sobre ''HP 7.2'' e só me fixar no filme em si será uma tarefa bastante complicada para mim. Pois, além de uma adaptação cinematográfica, esta projeção significou o ''final'' (entre aspas mesmo!) de uma geração que cresceu acompanhando as aventuras - e, principalmente, desventuras - do outrora ''Menino Que Sobreviveu''. Muito mais do que ir assistir à uma película, comprar um ingresso para ''Relíquias da Morte - Parte 2'' é reconhecer a despedida iminente, algo que vínhamos protelando desde o lançamento do último livro, em meados de 2007.
.
Mas eu não vou ficar aqui chorando as pitangas (já que eu separei um post só para isto, onde juntos poderemos fazer mais drama do que a Thalia, mergulhada em gasolina, no último episódio de ''Maria do Bairro''). Na verdade, tudo o que eu poderia dizer sobre ''Relíquias da Morte - Parte 2'' se resume a uma única palavra: Épico!
.
Sem nenhum clichê. E em seu sentido mais amplo.
.
Pela primeira vez dentro da série criada por JK Rowling, David Yates mostrou que pode sim ser um diretor ambicioso. Em muitas tomadas, nos deparamos com cenas de cair o queixo - e, em várias delas, obtemos ângulos inéditos de Hogwarts nunca mostrados em nenhum filme anterior da Saga.
.
A tensão do episódio final da franquia foi tão bem elaborada que chega a ser palpável ao espectador. Por diversas vezes, mesmo sabendo de cor o desfecho que a situação apresentada na telona ganharia, eu senti o meu coração quase saltar pela boca. Quase como mágica, o filme arranca lágrimas, suspiros e gargalhadas (sim, existem momentos divertidos em RdM 2). E isto não se deve somente ao Yates, como também à integração entre todos os membros do elenco.
.
Vocês repararam que FINALMENTE o Daniel Radcliffe parou de frescura e usou lentes de contato verdes?!
.
Por falar em elenco, eu me surpreendi bastante com as atuações neste filme, principalmente pela parte de Daniel Radcliffe. Finalmente eu consegui enxergar nele o Harry Potter de verdade, e isto só mostra o quanto ele se dedicou á este papel (pelo menos neste último filme!). Até mesmo Mathew Lewis, com seu atrapalhado Neville Longbotton, deixa de lado às suas características de mero coadjuvante e alívio cômico e faz às vessas de herói durante o longa - chegando a ganhar um discursso que, claramente, foi feito pensando nos fãs do Eleito. E, se eu consegui me lembrar de elogiar o quase reacionista Daniel, com certeza eu não poderia me esquecer de citar as brilhantes participações de Alan Rickman e Maggie Smith. As atuações da dupla como o contraditório Severo Snape e a poderosa Professora McGonnagal literalmente roubam a cena, e muitos dos momentos memoráveis deste último episódio se deve aos dois.
.
Eu poderia continuar por horas e exaltar a fotografia impecável, a sempre magnífica direção de arte, os efeitos grandiosos ou a trilha sonora primorosa... Mas tudo isto seria redundante. Mesmo que você, como fã da série literária da ''tia Jo'', não tenha gostado da última adaptação de Steve Kloves, sabe que ''Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2'' é um grande filme (talvez um dos melhores lançados este ano). Então, a única coisa que eu posso dizer para finalizar esta minha crítica é: Se você já viu ao filme, veja de novo. Fiz isto e não me arrependi - muito pelo contrário. Se ainda não... O que está esperando! Garanto que não irá se arrepender.
.
 Sempre corta o meu coração ver Hogwarts em chamas... (Lá vou eu fazer drama!).
.
Ficha Técnica:
Nome: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
Diração: David Yates
Roteiro: Steve Kloves, baseado no romance de JK Rowling
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Ralph Fiennes (...)
Nome Original: Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
Gênero: Ação, Fantasia
Duração: 130 minutos
Distribuidora: Warner Bros./ Heyday Films
Lançamento: 2011
Idioma: Inglês
Nota: 9,5

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...