segunda-feira, 4 de abril de 2011

Meme: Book Blogger Hope #1

Muitos devem não saber, mas eu sempre tive vontade de participar do ''Book Blogger Hope'', das meninas do Murphy's Library.
 .
O meme nada mais é do que uma forma mostrar a diversidade de blogs literários que temos no Brasil — e conhecer um pouquinho mais dos blogueiros também. Nele, cada um responde à uma mesma pergunta envolvendo o universo literário, publicando ela no seu próprio blog e compartilhando o link no Post Original do ''Murphy's''. 
.
Desde que eu vi o meme pela primeira vez, eu fiquei MUITO empolgado. Só que, sempre que eu ia responder a pergunta, a semana acabava e não dava mais tempo. Para não correr o risco, decidi deixar o post que eu já estava planejando postar um pouquinho para trás e colocar logo a minha resposta da semana no ar. E aí, estão preparados? Vamos à pergunta!
.
Que livro te surpreendeu positivamente (você não esperava nada e adorou)?
.
Bom, uma coisa é fato consumado: Eu leio MUITO. Não importa se estou escutando música, comendo, vendo filme, estudando ou até escrevendo... Tem sempre um livro perto de mim. Sendo assim, eu sempre espero que o livro ao qual eu estou dedicando boa parte do meu tempo seja, no mínimo, bom. Nós sabemos que nem sempre é assim, mas toda vez acabamos criando uma ''expectativa''.
.
Geralmente, eu compro livros que já geram uma certa expectativa da minha parte em cima deles, seja de um comentário que eu vi em um blog literário ou até mesmo pela indicação de um amigo/colega/conhecido. São raras ás vezes em que eu entro na livraria sem ter idéia do que eu vou comprar. Para dizer a verdade, quase nunca isto acontece. Mas, quando acontece, é realmente uma situação mágica.
.
Eu poderia citar vários exemplos, como ''Garota Infernal'' ou até mesmo ''Crepúsculo''. Mas parando para pensar, eu tive uma certa ''expectativa'' em cima deles - já que ''Garota Infernal'' eu comprei devido ao clipe da banda ''Panic! at The Disco'', e ''Crepúsculo'' eu voltei no mínimo umas quatro vezes na livraria até me decidir se levava ele para casa ou não.
.
Por isso, acho que os melhores que poderiam ilustrar esta minha resposta de livros que me surpreenderam positivamente seriam ''Avalon High'', da Meg Cabot, e ''O Ladrão de Raios'', do Rick Riordan. 
.

O primeiro eu já conhecia de nome, mas não tinha a mínima vontade de ler. Nunca fui muito ligado nas lendas sobre o Rei Arthur, por isso ele não me chamava muito a minha atenção atenção. Uma vez, quando eu fui em uma papelaria perto da minha casa, o volume estava à 19 Reais - o que é um caso MUITO raro, se tratando de um livro do Grupo Editorial Record - então eu pensei: ''É Meg Cabot, por que não?''. Dois dias depois, lá estava eu terminando a estória de 350 páginas, completamente viciado no livro, à ponto de recomeçar a leitura dele no mesmo dia.
.
Já com ''O Ladrão de Raios'' a situação foi diferente. Quando eu vi o 1° livro na livraria, eu achei a capa ''estranha'' - para não dizer feia. Depois deste dia, comecei a ver ele por tudo quanto era lugar - revistas, busdoors, blogs... A coisa tava começando a ficar chata, eu eu sentia que aquilo estava querendo me dizer alguma coisa. Uma semana depois, voltei na mesma loja e o livro estava em promoção, por (acreditem) apenas 19 reais - isto mesmo o que leram, 19 reais na época do lançamento. Não me fazendo de rogado, acabei levando o livro para casa, e lendo suas 400 páginas em três dias.
.
O que eu aprendi com tudo isto (além de que eu não resisisto à livros por 19 reias)?
.
Em primeiro lugar, a não criar ''pré-conceitos'' antes mesmo de ler o livro... Quem sabe se, por detrás de uma premissa nem um pouco atraente à primeira vista, ele não esconda uma história para lá de divertida?
.
Em segundo, nunca julgue livros pela capa... Afinal, o primeiro volume da série pode não ter a arte mais maravilhosa do mundo - mas sua história pode compensar e muito (sem falar que os próximos volumes  da saga podem muito bem receber uma capa muito mais atrativa aos olhos).
.
E aí, o que acharam? Se quiserem dizer quais livros mais te surpreenderam (positivamente), os comentários aqui do post estão abertos para isto. Mas se tiverem um blog, por que não participar do meme? Adoraria ler a resposta de cada um. E, se depois desta minha resposta, quiserem descobrir um pouquinho mais dos livros/das séries que eu citei, cliquem no link abaixo para a resenha dos mesmos.
.
Resenha de ''Avalon High''.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...