quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Resenha: Filhas da Noite

O que Janie ( protagonista de Wake) e Melanie ( fio condutor de Os Segredos de uma Noite) poderiam ter em comum? Olhando superficíalmente, não muita coisa. Enquanto a primeira é uma jovem americana da classe média - dividída entre o Secundário e o trabalho de meio-expediente para pagar a faculdade - a segunda é uma típica adolescente brasileira - cujo, a princípio, suas maiores preocupações são conversar com as amigas pelo msn e suspirar pelo garoto mais popular da escola.
.
Porém, por mais distantes que o mundo das duas possa parecer um do outro, tanto Melanie quanto Janie são mais próximas do que imaginam. Na verdade, a características que as unem e as tornam iguais é bem simples... as duas são ''filhas da noite'' - uma expressão que aqui significa guardiães de misteriosos segredos que só se revelam na hora mais sombria do dia.
.
Para começar, Janie é uma apanhadora de sonhos. Sempre quando ela se deita para dormir, ao invés de vivenciar os devaneios produzidos pelo seu subconsciente, a garota mergulha para os sonhos mais profundos e intímos de outras pessoas - desde os mais comuns (como os de quedas e estar nu em público) até os mais esquisitos e reveladores (como os eróticos e os de culpa). Sem saber o que fazer com esta sua ''particularidade'', a jovem tenta levar uma vida comum - o que, com o decorrer da história, vai se mostrando cada vez mais difícil.
.
Já o segredo noturno de Melanie é um pouco diferente - e talvez, mais pertubador - do que o da ''menina sonhadora''. Quando a jovem se muda à contra gosto para a melancólica cidade iteriorana de Monte Seco, ela se vê no meio de uma sangrenta e milenar batalha entre Vampiros e Lobisomens, cuja principal chave para o desenlace de tudo é si mesma. Fruto de uma antiga profecia, além de ter que enfrentar os arroios propostos pela sua condição, Melanie descobre estar apaixonada por um ''filho da lua'' e ser o alvo das intenções amorosas de um enigmático ''bebedor de sangue''.
.
Reiventando as mais antigas lendas dessas criaturas das sombras, o casal Débora Mariano e Marcelo Santos seguem uma narrativa mais sombria e ágil do que a dos romances vampirescos atuais, colocando o romance na trama apenas como um pano de fundo para os acontecimentos da história - ao contrário de Lisa McMann, que escolhe o drama psicológico como motor para o desenvolver de Wake, onde os dilemas da Apanhadora de Sonhos se mostram mais importantes e eficazes do que possíveis cenas de ação.
.
Tanto Wake quanto Os segredos de uma Noite se mostram competentes diante da proposta pela qual se oferecem, e o mais importante, as duas histórias encantam e prendem o leitor - o obrigando a devorar suas páginas com afinco, ávidos para desvendar os segredos ocultos em cada capítulo. Por isso, se tiver a sorte de encontrar um dos dois a sua frente, não exite em levá-los... Com certeza, eles irão lhe proporcionar horas de um ótimo enterterimento.
.
ps1: O livro ''Wake'', primeiro volume da trilogia de mesmo nome, ainda não foi traduzido para o português - porém, é possível encontrar na internet o e-book com a tradução feita por fãs.
.
ps2: É possível achar o livro ''Os Segredos de uma Noite'' no site da Editora Multifoco. O Segundo Volume ainda não tem previsão de lançamento, mas deverá se chamar ''Para Sempre Meia Noite''.
.
Trecho dos Livros:
.
Wake: ''Um garoto chamado Jack Tomlinson caiu no sono durante a classe de inglês. Janie observava a cabeça dele balançar de um lado para outro. Ela começou a suar, mesmo sabendo que a sala estava fria. Era 11h41min. Sete minutos até o sinal tocar para a hora do almoço. Tempo demais.
.
Ela levantou, pegou os livros e correu para a porta. – Estou me sentindo doente. Ela falou para a professora. A professora mexeu com a cabeça compreensivamente.
.
Melinda Jeffers riu no fundo da sala. Janie saiu fechando a porta. Ela se reconta contra a de azulejos frios, respirando fundo, entra no banheiro feminino, e se esconde em um dos reservados. Ninguém nunca dormia nos banheiros. ''
.
TÍTULO: Wake.
AUTOR(A): Lisa McMann.
EDITORA: Simon Pulse.
NOTA: 9,0
.
Os Segredos de uma Noite: ''Ele tinha um sorriso enigmático. Uma mistura de cinismo e pureza. Satisfação e desejo. Era mais do que um garoto imã: era irresistível. Ele tirou algo do bolso, parecia um chaveiro de carro. Apertou o botão e o alarme de um carro estacionado um pouco mais longe, desligou. Nervosa pela demora da mãe, Melanie nem havia notado o carro importado estacionado. Um Lamborghini Gallardo, vermelho. Imponente. Daqueles que é difícil de se ver por aí. Melanie olhou na direção do belo estranho. Ele permanecia olhando.
.
“O que ele está pensando? Por que não pára de olhar pra mim?” – Pensou a garota. Logo ela, uma garota simples. Sentada sozinha em frente da casa. De cabelo preso e cara lavada. De calção jeans, camiseta básica e chinelo. Chinelo. Ela se sentia uma piada.''
.
TÍTULO: Os Segredos de Uma Noite
AUTOR(A): Débora Mariano e Marcelo Santos
EDITORA: Multifoco.
NOTA: 8,5

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...