segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Resenha: De Volta à Camelot

O que você faria se a sua escola tivesse o mesmo nome que um dos lugares mais famosos da literatura mundial? E mais, como se não fosse o bastante, imagine também o que você faria se descobrisse que o seu nome e o nome de cada amigo seu fossem os mesmos - ou bastante parecidos - com os dos personagens desta mesma história, e para completar, a vida e a personalidade de cada um fosse uma réplica ''escupida em carrara'' dos mesmos?
.
Bom, se você respondeu que iria entrar em parafuso total, então eu lhe aconselho a ler urgentemente o livro ''Avalon High'', de Meg Cabot.
.
Na história, Elaine Harrison foi batizada com o nome de uma das personagens da lenda do Rei Arthur. Mas até se mudar para a cidade de Washington com seus pais, ela nunca tinha percebido qualquer semelhança entre sua vida e a história.
.
Porém , quando ela começa a estudar na sugestiva Avalon High, as coescidências começam a ultrapassar uma simples questão de nomes. Em meio a um turbilhão de dúvidas e desconfianças, Ellie (como é chamada a garota pela família) começa a se perguntar se estaria mesmo revivendo a antiga lenda dos Cavaleiros da Távola Redonda, o que parece um completo absurdo até para ela mesma.
.
De uma forma diferente de ''Beastly'' - onde a autora traz o antigo conto de fadas da ''Bela e a Fera'' para o mundo teen atual, sem mudar a sua trama principal - em ''Avalon High'', Meg Cabor não só cria uma história nova e livre (com leves pinceladas na lenda da qual tomou a base) como também dá a ela uma nova protagonista. Aqui, Arthur, Lancelot e Guinevere - ou Will, Lance e Jennifer, melhor dizendo - passam de centro das atenções para coadjuvantes, enquanto Ellie - será ela Lady Shallot ou a Senhora do Lago? - não só ganha o destaque como também narra toda a trama.
.
Com direito à um professor de Inglês que faz parte da lendária ''Ordem do Urso'', e à um Mordred adolescente, com brincos na orelha e tatuagens no braço, Avalon High convence principalmente devida a total química de seu casal principal - ramo onde Meg Cabot é mestre. Esqueça o romance proíbido de Lancelot e Guinevere, o que importa mesmo no livro é se Ellie vai enfim conquistar o coração da possível re-encarnação do antigo rei, o popular zagueiro A. William Wagner.
.
De leitura fácil, envolvente e um final grandioso - quiçá ''épico'' - Avalon High se mostrou para mim uma agradável e inesperada surpresa, provando mais uma vez que, se tratando de histórias irreais e fantasiosas ao extremo, Meg Cabot é o Cara - ou a Mulher, olhando a expressão por um ângulo mais objetivo.
.
ps: A continuação do livro foi lançada na forma de mangá... Dos três volumes que contistuem a sequela, apenas o primeiro já se encontra disponível aqui no Brasil. Além disse, uma adaptação cinematográfica está sendo produzida pela Disney..
.
TÍTULO: Avalon High
AUTOR(A): Meg Cabot
EDITORA: Galera Record
NOTA: 9,0

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...